Quando a arte se constrói pela "ação": análise de uma parcela da produção artística brasileira da década de 1970

Autores

  • Gabriela Cristina Lodo Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

arte brasileira na década de 1970, arte política, sistema da arte,

Resumo

O artigo propõe a análise de uma pequena parcela da história da arte brasileira e da produção artística realizada na década de 1970, através da observação do trabalho de três artistas. Muitos artistas do período empenharam seus esforços em propostas artísticas contestadoras como um modo de discutir e alterar a ordem estabelecida no sistema de arte do Brasil, principalmente através de novos meios, como a performance, o happening, as instalações e as intervenções urbanas. Essas “ações” artísticas possuem forte caráter de protesto e ultrapassam os limites impostos às artes plásticas até então, radicalizando na escolha de sua matéria-prima. A “ação” de questionar a restrição imposta por instituições culturais oficiais legitimadoras de uma história da arte brasileira e a “ação” de contestar o cerceamento político e cultural do país também estão presentes nas discussões propostas no período.

Biografia do Autor

Gabriela Cristina Lodo, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em História da UNICAMP com financiamento CAPES. E-mail: gabrielacristina.lodo@gmail.com

Referências

BRETT, Guy. Brasil Experimental: arte-vida, proposições e paradoxos. Rio de Janeiro: Contra-Capa, 2005.

BRITO, Ronaldo. Análise do Circuito. Revista Malasartes, Rio de Janeiro, nº1, p. 5-7, set/out/nov. 1975.

COTRIM, C.; FERREIRA, G. (org.). Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

FARIAS, A.; DOS ANJOS, M. (org.) Artur Barrio: catálogo. Edição bilíngue; versão para o inglês Anthony Doyle. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2011.

HERKENHOFF, Paulo. Cildo Meireles: catálogo. Textos Dan Cameron, Gerardo Mosquera, Paulo Herkenhoff. São Paulo: Cosac Naify, 2000.

MORAIS, Frederico. Artes Plásticas: a crise da hora atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

__________. Depoimento de uma Geração: 1969-1970: catálogo. Ciclo de exposições sobre Arte no Rio de Janeiro. Curadoria Frederico Morais; textos Francisco Bittencourt e Frederico Morais. Rio de Janeiro: Galeria de Arte BANERJ, 1986.

PECCININI, Daisy Valle Machado (coord.). O objeto na arte: Brasil anos 60: catálogo. São Paulo: Fundação Armando Álvares Penteado, 1978.

RESENDE, José. Formação do artista no Brasil. Revista Malasartes, Rio de Janeiro, nº1, p. 23-25, set/out/nov. 1975.

Downloads

Publicado

2021-07-22

Edição

Seção

Artigos Livres