Uma conversa entre amigas: a relação de mediação entre a chamada imprensa feminina e as mulheres brasileiras

Autores

  • Heitor Campos Bueno Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Palavras-chave:

imprensa feminina, mediação, mulher brasileira.

Resumo

O objetivo deste artigo é ponderar sobre a renovação, as principais características, bem como o papel desenvolvido junto ao público da chamada imprensa feminina. Para isso, partiremos dos estudos acerca das revistas Capricho, Claudia, Nova e Você, Mulher bem como o seriado Malu Mulher e o programa televisivo TV Mulher. Apontaremos as transformações deste segmento midiático que ao longo dos anos deixa de retratar a mulher brasileira apenas como uma dona-de-casa para também retratá-la como uma “nova mulher”, mais independente e autônoma. A partir dos estudos propostos pelo sociólogo Edgar Morin sobre a cultura de massas e do conceito mediação de Jesús Martín Barbero, questionaremos a passividade do público feminino frente às mensagens transmitidas por estas referidas mídias destacando as possibilidades de mediação entre produtores, receptores, canais e mensagens.

Biografia do Autor

Heitor Campos Bueno, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestrando em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP e bolsista da CAPES pelo PROSUP. E-mail: heitor.c.bueno@hotmail.com

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Publicado

2021-07-22

Edição

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Artigos Livres