AS VIAGENS DE “DESCOBERTA DO BRASIL” POR BLAISE CENDRARS: CONVERSÃO A UM NOVO PROJETO LITERÁRIO E A UM NOVO TERRITÓRIO ESCRITURAL

Autores

  • Karla Adriana de Aquino Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Blaise Cendrars, história cultural, narrativas de viagem,

Resumo

Em O loteamento do céu de Blaise Cendrars, um livro que pode ser lido a partir de cada uma de suas partes, o enredo se apresenta, sobretudo, de forma descontinuada, por antecipações, retrospectivas, saltos, círculos, cortes, rupturas do tempo e do espaço. Seus sentidos podem ser decifrados a partir da correlação de seus diferentes tipos de narrativas com as narrativas de viagem ao Brasil de seu autor, que assumem função conversora, através de um mergulho no pitoresco, que desemboca na criação de tipos sociológicos. É como se o autor se constituísse narrador a partir da viagem; como se a desterritorialização no espaço, pela viagem, e no tempo, dada que a reconstituição se faz a posteriori, fosse a condição dessa reconstituição pela memória que, dessa forma, torna-se um meio de reterritorialização da escrita de Cendrars.

Biografia do Autor

Karla Adriana de Aquino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História Social (UFRJ). E-mail: karla.adriana.aquino@gmail.com

Referências

AMARAL, Aracy. Blaise Cendrars no Brasil e os modernistas. São Paulo: FAPESP/ Editora 34, 1997.

CENDRARS, Blaise. Le Lotissement du ciel . Paris: Gallimard, 1996/2011.

________________. O loteamento do céu. São Paulo: Companhia das Letras, 2005 (trad.: Geraldo Holanda Cavalcanti).

EULALIO, Alexandre. A Aventura Brasileira de Blaise Cendrars. São Paulo: Edusp/ USP/ Imprensa Oficial: FAPESP, 2001.

GUYON, Laurence. „La transfiguration du paysage brésilien dans “La Tour Eiffel Sidérale”‟, in LAPORTE, Nadine & VIANA-MARTIN, Eden. “Cendrars et le Brésil/Introduction,”, in LAPORTE, Nadine & VIANA-MARTIN, Eden. Blaise Cendrars- Bourlinguer en écriture: Cendrars et le Brésil. Méthode, Revue de Littératures 12, Vallongues: 2007.

LEROY, Claude. “Le livre des secrets”, in CENDRARS, Blaise. Le Lotissement du ciel. Paris: Gallimard, 1996/2011.

_____________. “Plano de voo”, posfácio in CENDRARS, Blaise. O loteamento do céu. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

_____________. “Le bestiaire brésilien de Blaise”, in LAPORTE, Nadine & VIANAMARTIN, Eden. Blaise Cendrars- Bourlinguer en écriture: Cendrars et le Brésil. Méthode, Revue de Littératures 12, Vallongues: 2007.

Downloads

Publicado

2021-07-26