A POLÍTICA REVISTA COMBATIVA ILUSTRADA: O UNIVERSO DAS CRÔNICAS DE COELHO NETO

Autores

  • Bruna Vieira Gomes de Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Coelho Neto, Primeira República, Política,

Resumo

A Política Revista Combativa Ilustrada consiste em uma publicação que circulou na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1918 e 1922, cujo enfoque privilegiou as questões políticas e administrativas que envolveram a cidade do Rio de Janeiro, além dos círculos políticos de outras regiões do país. A revista apresenta também uma relação de proximidade com o intelectual Coelho Neto, sendo ele um personagem recorrente no posicionamento da publicação em relação às eleições federais de 1918.

Biografia do Autor

Bruna Vieira Gomes de Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHS/UERJ). E-mail: brunavigo25@gmail.com

Referências

Fonte

A POLÍTICA REVISTA COMBATIVA ILUSTRADA. Rio de Janeiro: Oficina Gráfica do

Jornal do Brasil, [1918-1922?]. Semanal.

Crônicas

NETO, Coelho. Os invasores vermelhos. A Política, Revista Combativa Ilustrada, Rio de Janeiro, n. 31, p. 1, novembro de 1918.

______. A fome. A Política, Revista Combativa Ilustrada, Rio de Janeiro, p. 4, junho de 1918.

______. Como entre lydios, A Política, Revista Combativa Ilustrada, Rio de Janeiro, n. 12, p. 3, julho e 1918.

______. Deus é grande, A Política, Revista Combativa Ilustrada, Rio de Janeiro, n. 7, p. 3, junho de 1918.

______. A oligarchia garnachida, A Política, Revista Combativa Ilustrada, Rio de Janeiro, n. 27, p. 3, novembro de 1918.

______. A política, A Política, Revista Combativa Ilustrada, Rio de Janeiro, n. 35, p. 3, maio de 1918.

______. A Censura, Revista Combativa Ilustrada, Rio de Janeiro, n. 14, p. 5, julho de 1918.

Bibliografia

BOURDIEU, Pierre. A identidade e a representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a ideia de região. In: O poder simbólico. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand Brasil, 1989, p. 107-132.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. In: À beira da falésia: A história entre certezas e incertezas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002, p. 61-79.

DULCI, Otavio Soares. Prefácio à primeira edição. In: VISCARDI, Claudia Maria Ribeiro. O teatro das oligarquias: uma revisão da “política do café com leite”. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, p. 15-19.

FERNANDEZ, Renato Lanna. Coelho Netto, Henrique. In: ABREU, Alzira Alves, BELOCH, Israel (orgs.). Dicionário histórico-biográfico da Primeira República. Rio de Janeiro: CPDOC-FGV, 2010, p. 1-3.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Os intelectuais: o princípio educativo. Jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Literatura em movimento: Coelho Netto e o público das ruas. In: CHALHOUB, Sidney; NEVES, Margarida de Souza; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (Orgs.). História em cousas miúdas: Capítulos de história social da crônica no Brasil. São Paulo: Unicamp, 2005, p. 199-235.

RODRIGUES, João Paulo Coelho de Souza. A geração boêmia: vida literária em romances, memórias e biografias. In: CHALHOUB, Sidney; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (Orgs.). A História contada: capítulos de Historia Social da Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998, p. 233-263.

SARLO, Beatriz. Crítica do testemunho: sujeito e experiência. In: Tempo passado: Cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Cia. das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007, p. 23-44.

Downloads

Publicado

2021-07-26