EDUCAÇÃO HISTÓRICA E O MUSEU: ANÁLISE SOBRE O MUSEU E A VISÃO DOS ESTUDANTES POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS DE CONHECIMENTO PRÉVIO
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Referências:
Livros:
ARANTES, Antonio A. (org.) Produzindo o passado: Estratégias de construção do patrimônio cultural. São Paulo: Brasiliense, 1984
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
Capítulos:
CHAGAS, Mario de Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: preparando o terreno. In:______. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museologica de Mario de Andrade. Chapecó (SC): Argos, 2006, p.29-36.
LE GOFF, Jacques. Memória. ______. História e Memória. Campinas – SP. Editora da UNICAMP, 1990.
LEME, E. H. Noites Ilícitas: histórias e memórias da prostituição. Londrina: Eduel, 2009.
RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó: Argos, 2004.
_____. (org.) Pesquisa e Ensino na construção de uma Literacia Histórica: atividades do PIBID História da UEL. Londrina: UEL, 2014.
VAINFAS, Ronaldo. História das Mentalidades e Historia Cultural. In: CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domínios da historia: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
Artigos:
BARCA, Isabel. Concepções de adolescentes sobre múltiplas explicações em história. In:____ (org). Perspectivas em Educação Histórica. Centro de educação e Psicologia, Universidade do Minho: 2001. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/569/1/IsabelBarca.pdf. Acesso em: 26 fev. 2013.
BONDÍA LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, p. 20-28, Jan./Fev./Mar./Abr., 2002.
CAETANO, José Carlos Gonçalves. O museu histórico como um espaço de ensino e aprendizagem para a história: o museu Ernesto Bertoldi como proposta. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE MUSEOLOGIA, 2., 2012, Maringá. Anais Congresso Internacional de Museologia. Maringá, 2012. p 01-10.
CHARTIER, Roger. “Escutar os mortos com os olhos”. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 69, p. 7- 30, 2010.
_______. Entrevista – Roger Chartier. Revista de História da Biblioteca Nacional, [s.p.], 1 nov. 2007. Disponível em: . Acesso em: 3 out. 2013.
GARCIA, Eduardo de Campo. LIBRAS: O silencio que fala. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 17., 2009, Campinas. Anais do Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2009. p. 1-9.
HILDEBRANDO, Gilberto. In: Boletim Museu Histórico de Londrina / Universidade Estadual de Londrina. Museu Histórico de Londrina. – Londrina-Pr: Universidade Estadual de Londrina, v. 1, n. 1, jul./dez. 2009.
LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. 2006. Disponível em: . Acesso 26 jun. 2013.
MENESES, Ulpiano T. B.. A problemática da identidade cultural nos museu: de objetos (de ação) a objeto (de conhecimento). Anais do Museu Paulista, São Paulo, v.1, n.1, p. 207- 222. 1993.
PEREIRA, J, S. Aprendizagem do ensino de história em museus. In: X Jornadas Nacionales y I Internacional de Enseñanza de La Historia. (APEHUN), 2008. Universidade Nacional de Río Cuarto, 2008 p. 1-12.
RAMOS, Márcia Elisa Teté. O PIBID de História (Ensino Médio) Universidade Estadual de Londrina: por uma literacia histórica. Anais XXVII Simpósio Nacional de História, 22 a 26 de julho de 2013. UFRN, em Natal - RN.
SIMAN, Lana Maria de Castro. Representações e memórias sociais compartilhadas: desafios para os processos de ensino aprendizagem histórica. 2005. Disponível em: . Acesso em 15 de novembro de 2013.
Dissertações e Teses:
HILDEBRANDO, Gilberto. O Museu e a Escola: Memórias e Histórias em uma cidade de formação recente – Londrina/Pr. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2010.
Verbetes:
AFETO. In Aulete digital. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa. 2013. Disponível em: . Acesso em: 03 de Outubro de 2013.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Ars Historica - Instituto de História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Largo de São Francisco de Paula, no 1, Sala 205 – Centro, Rio de Janeiro – Brasil, CEP 30051-070.
Redes sociais:
- https://www.facebook.com/RevistaArsHistorica
- https://www.instagram.com/revistaarshistorica/
Contato:
- revistaarshistorica@gmail.com