EDUCAÇÃO HISTÓRICA E O MUSEU: ANÁLISE SOBRE O MUSEU E A VISÃO DOS ESTUDANTES POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS DE CONHECIMENTO PRÉVIO

Autores

  • Larissa Salgado Chicarelli Universidade Estadual de Londrina
  • Kauana Candido Romeiro Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Ensino de História, Museu, Memória,

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o museu como ferramenta educacional, pensando seu espaço como lugar da memória coletiva que auxiliaria na formação sócio- histórica do educando. Propomos pensar o museu como ponte para nos aluno empreender investigações e saciar suas inquietações. Pensamos trabalhar este tema ao nos deparar com algumas respostas de estudantes do Ensino Médio a respeito de suas visões sobre o museu da cidade de Londrina, o que nos incitou a refletir sobre os objetos expostos nas exposições permanentes no museu. Estas respostas se derem por meio de questionários de conhecimentos prévios aplicados em um colégio da cidade de Londrina, no contexto de uma pesquisa realizada durante o projeto do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Desta forma, tal análise se baseia em respeitar e fazer uso dos conhecimentos dos alunos e de suas capacidades críticas e em trazer luz sobre o posicionamento dos professores e estudantes frente ao museu. Pudemos perceber que os alunos constataram alguns recortes e ausências de histórias no museu, criando sua própria forma de vê-lo, e os professores não utilizam, em muitas ocasiões, de maneira significativa, o espaço do museu como uma aula, tendo-o somente como espaço de um passeio.

Biografia do Autor

Larissa Salgado Chicarelli, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda do último semestre de História pela Universidade Estadual de Londrina, e professora da rede municipal de ensino.

Kauana Candido Romeiro, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em História, também pela UEL, e está cursando a especialização em História na mesma universidade (kauanacandido@yahoo.com.br)

Referências

Referências:

Livros:

ARANTES, Antonio A. (org.) Produzindo o passado: Estratégias de construção do patrimônio cultural. São Paulo: Brasiliense, 1984

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

Capítulos:

CHAGAS, Mario de Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: preparando o terreno. In:______. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museologica de Mario de Andrade. Chapecó (SC): Argos, 2006, p.29-36.

LE GOFF, Jacques. Memória. ______. História e Memória. Campinas – SP. Editora da UNICAMP, 1990.

LEME, E. H. Noites Ilícitas: histórias e memórias da prostituição. Londrina: Eduel, 2009.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó: Argos, 2004.

_____. (org.) Pesquisa e Ensino na construção de uma Literacia Histórica: atividades do PIBID História da UEL. Londrina: UEL, 2014.

VAINFAS, Ronaldo. História das Mentalidades e Historia Cultural. In: CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domínios da historia: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

Artigos:

BARCA, Isabel. Concepções de adolescentes sobre múltiplas explicações em história. In:____ (org). Perspectivas em Educação Histórica. Centro de educação e Psicologia, Universidade do Minho: 2001. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/569/1/IsabelBarca.pdf. Acesso em: 26 fev. 2013.

BONDÍA LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, p. 20-28, Jan./Fev./Mar./Abr., 2002.

CAETANO, José Carlos Gonçalves. O museu histórico como um espaço de ensino e aprendizagem para a história: o museu Ernesto Bertoldi como proposta. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE MUSEOLOGIA, 2., 2012, Maringá. Anais Congresso Internacional de Museologia. Maringá, 2012. p 01-10.

CHARTIER, Roger. “Escutar os mortos com os olhos”. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 69, p. 7- 30, 2010.

_______. Entrevista – Roger Chartier. Revista de História da Biblioteca Nacional, [s.p.], 1 nov. 2007. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/ entrevista/entrevista-roger-chartier>. Acesso em: 3 out. 2013.

GARCIA, Eduardo de Campo. LIBRAS: O silencio que fala. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 17., 2009, Campinas. Anais do Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2009. p. 1-9.

HILDEBRANDO, Gilberto. In: Boletim Museu Histórico de Londrina / Universidade Estadual de Londrina. Museu Histórico de Londrina. – Londrina-Pr: Universidade Estadual de Londrina, v. 1, n. 1, jul./dez. 2009.

LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. 2006. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/viewArticle/5543>. Acesso 26 jun. 2013.

MENESES, Ulpiano T. B.. A problemática da identidade cultural nos museu: de objetos (de ação) a objeto (de conhecimento). Anais do Museu Paulista, São Paulo, v.1, n.1, p. 207- 222. 1993.

PEREIRA, J, S. Aprendizagem do ensino de história em museus. In: X Jornadas Nacionales y I Internacional de Enseñanza de La Historia. (APEHUN), 2008. Universidade Nacional de Río Cuarto, 2008 p. 1-12.

RAMOS, Márcia Elisa Teté. O PIBID de História (Ensino Médio) Universidade Estadual de Londrina: por uma literacia histórica. Anais XXVII Simpósio Nacional de História, 22 a 26 de julho de 2013. UFRN, em Natal - RN.

SIMAN, Lana Maria de Castro. Representações e memórias sociais compartilhadas: desafios para os processos de ensino aprendizagem histórica. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n67/a07v2567.pdf>. Acesso em 15 de novembro de 2013.

Dissertações e Teses:

HILDEBRANDO, Gilberto. O Museu e a Escola: Memórias e Histórias em uma cidade de formação recente – Londrina/Pr. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2010.

Verbetes:

AFETO. In Aulete digital. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa. 2013. Disponível em: <http://aulete.uol.com.br/afeto>. Acesso em: 03 de Outubro de 2013.

Downloads

Publicado

2021-07-27

Edição

Seção

Artigos Livres