"ENTRE O MITO E A REPRESENTAÇÃO": ASPECTOS E INFLUÊNCIA DA CULTURA GREGA NA OBRA ESCULTÓRICA DE FRANCISCO BRENNAND

Autores

  • Elcimar Virginio Pereira Malta Universidade de Pernambuco / Faculdade Frassinetti do Recife

Palavras-chave:

Esculturas cerâmicas, Mito, Cultura clássica, Brennand,

Resumo

Francisco Brennand é um dos maiores representantes das artes plásticas em Pernambuco e tem reunidos em seu Museu, ou como ele mesmo gosta de chamar, Oficina, esculturas e painéis cerâmicos e grande parte de sua obra em pintura. Seu conjunto escultórico é de vasta abrangência temática, porém, a influência greco-romana e uma das que sobressaem. Nesse artigo iremos estudar as formas como a cultura clássica influencia o pensamento do artista na concepção de sua obra cerâmica e os personagens e representações da história e mitologia grega e romana presentes na Oficina Brennand. Além disso, serão discutidos os conceitos de Mito e Representação, importantes para a compreensão da obra desse ícone da arte pernambucana.

Biografia do Autor

Elcimar Virginio Pereira Malta, Universidade de Pernambuco / Faculdade Frassinetti do Recife

Graduado em História pela Universidade de Pernambuco (UPE), especialosta em Turismo e Patrimônio pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire).

Referências

Referências de livros:

ARMSTRONG, Karen. Breve história do mito. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BULFINCH, Thomas. Livro de ouro da Mitologia. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

BRENNAND, Francisco. O oráculo contrariado. Recife: Bagaço, 2005

GRIMAL, Pierre. O teatro antigo. Lisboa: Edições 70, 2002.

HOMERO. Odisseia v2: Regresso. Porto Alegre: L&PM, 2010. Tradução de Donaldo

Schüler.

MORAES, Alexandre Santos de. O ofício de Homero. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.

SILVA & SILVA. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2010.

SUASSUNA, Ariano. Iniciação á estética. Rio de Janeiro: José Olympo editora, 2011.

SOFOCLES. Édipo rei. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 2011.

Referências de Artigos:

ARAUJO, Olívio Tavares. Um pedaço da alma de Brennand. Sn. Disponível em:

<http://www.palaciodasartes.com.br/imagensDin/arquivos/1623.pdf> acesso: 02/07/2014

BERTOLLI, Marisa. O grande olho e o ovo primordial: a criação do mundo e a ordenação

do caos, na obra de Francisco Brennand. Paraná: Museu Oscar Niemeyer, 2004.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. In: Revista das revistas Anele (Nov. Dez.

, no. seis), 1989.

Downloads

Publicado

2021-07-28