A CONSTRUÇÃO DO DETALHE: VESTÍGIOS DO MÉTODO INDICIÁRIO NO PRIMEIRO CAPÍTULO DE CASA-GRANDE E SENZALA

Autores

  • Marcela Camporez Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Indiciarismo, pistas, relações sociais,

Resumo

O presente trabalho analisa o primeiro capítulo da obra Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, colocando como base o estudo indiciário do historiador Carlo Ginzburg. A obra em questão é considerada um marco na historiografia brasileira, tanto pelo período de seu lançamento, e seu autor, quanto pela sua abordagem inovadora – que apesar do reconhecimento atual, foi (e continua sendo) alvo de diversas críticas. O indiciarismo pretende abordar uma visão mais emocional, encontrada nos detalhes periféricos e que normalmente podem passar despercebidos pelos olhares dos leitores. Gilberto Freyre consegue retratar de maneira bastante real, e até apaixonada, as relações existentes dentro da sociedade brasileira, e mais especificamente para o dado trabalho, na sociedade portuguesa que conseguiu aqui se instalar no início da colonização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Camporez, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre pelo programa de pós-graduação de História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

Artigos de revista

RODRIGUES, Márcia B. F. Razão e Sensibilidade: reflexões em torno do paradigma indiciário. Dimensões – Revista de História da UFES. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, nº 17, 2005. 213-221 pp.

Livros

BENZAQUEN, Ricardo de Araújo. Guerra e paz: Casa-Grande & Senzala e a obra de Gilberto Freyre nos anos 30. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994. 216 p.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48ª edição, Recife: Fundação Gilberto Freyre, Global Editora, 2003.

PALLARES-BURKE, Maria Lucia Garcia. Gilberto Freyre: um vitoriano nos trópicos – São Paulo: Editora UNESP, 2005.

Teses e dissertações

COELHO, Claudio Marcio. Gilberto Freyre: indiciarismo, emoção e política na casa-grande e na senzala. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.

Publicações eletrônicas

COELHO, Claudio Marcio. Raízes do Paradigma Indiciário. Núcleo de Estudos Indiciários – DCSO – Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2006. Disponível em http://nei.ufes.br/content/método-indiciário.

Downloads

Publicado

2021-08-03