A CONSTRUÇÃO DO DETALHE: VESTÍGIOS DO MÉTODO INDICIÁRIO NO PRIMEIRO CAPÍTULO DE CASA-GRANDE E SENZALA

Autores

  • Marcela Camporez Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Indiciarismo, pistas, relações sociais,

Resumo

O presente trabalho analisa o primeiro capítulo da obra Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, colocando como base o estudo indiciário do historiador Carlo Ginzburg. A obra em questão é considerada um marco na historiografia brasileira, tanto pelo período de seu lançamento, e seu autor, quanto pela sua abordagem inovadora – que apesar do reconhecimento atual, foi (e continua sendo) alvo de diversas críticas. O indiciarismo pretende abordar uma visão mais emocional, encontrada nos detalhes periféricos e que normalmente podem passar despercebidos pelos olhares dos leitores. Gilberto Freyre consegue retratar de maneira bastante real, e até apaixonada, as relações existentes dentro da sociedade brasileira, e mais especificamente para o dado trabalho, na sociedade portuguesa que conseguiu aqui se instalar no início da colonização.

Biografia do Autor

Marcela Camporez, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre pelo programa de pós-graduação de História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

Artigos de revista

RODRIGUES, Márcia B. F. Razão e Sensibilidade: reflexões em torno do paradigma indiciário. Dimensões – Revista de História da UFES. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, nº 17, 2005. 213-221 pp.

Livros

BENZAQUEN, Ricardo de Araújo. Guerra e paz: Casa-Grande & Senzala e a obra de Gilberto Freyre nos anos 30. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994. 216 p.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48ª edição, Recife: Fundação Gilberto Freyre, Global Editora, 2003.

PALLARES-BURKE, Maria Lucia Garcia. Gilberto Freyre: um vitoriano nos trópicos – São Paulo: Editora UNESP, 2005.

Teses e dissertações

COELHO, Claudio Marcio. Gilberto Freyre: indiciarismo, emoção e política na casa-grande e na senzala. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.

Publicações eletrônicas

COELHO, Claudio Marcio. Raízes do Paradigma Indiciário. Núcleo de Estudos Indiciários – DCSO – Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2006. Disponível em http://nei.ufes.br/content/método-indiciário.

Downloads

Publicado

2021-08-03