ENTRE O PRESCRITO E O PRATICADO: ALIANÇAS, CONFLITOS E MOBILIDADE SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA NORMA ESTATUÁRIA E VIVIDA PELOS IRMÃOS DO ROSÁRIO DE SÃO JOÃO DEL-REI (1787-1841)

Leonara Lacerda

Resumo


Este artigo disserta sobre a formação de alianças e conflitos presentes no processo de organização e aplicação do regimento normativo da Irmandade do Rosário de São João del-Rei, entre os anos de 1787 a 1841. Procuramos, ao longo da exposição, analisar os ideais de comportamentos e suas leituras diversas ocasionadas pela vivência dos confrades no cotidiano da confraria, através do estudo das narrativas normativas e de suas interpretações na prática devocional. Além disso, procuramos demonstrar como estas alianças hierárquicas, forjadas pela estrutura do poder administrativo do grêmio, definiram tanto a construção de leis prescritas e praticadas no âmbito da experiência cotidiana dos irmãos. Para cumprirmos este objetivo, utilizamos a análise conjunta entre os estatutos e as atas de reunião da irmandade, método de investigação que nos possibilitou alcançar o delineamento dos espaços de conflito e de negociação engendrados durante os processos de construção da norma.

Palavras-chave


Regimento normativo; irmandade do Rosário, mobilidade social

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ars Historica - Instituto de História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Largo de São Francisco de Paula, no 1, Sala 205 – Centro, Rio de Janeiro – Brasil, CEP 30051-070.

Redes sociais:

  • https://www.facebook.com/RevistaArsHistorica
  • https://www.instagram.com/revistaarshistorica/

Contato:

  • revistaarshistorica@gmail.com