“O BARRIL DE PÓLVORA DE CHAPECÓ”: REPRESENTAÇÕES DA DISPUTA PELA TERRA EM SEDE TRENTIN/TOLDO CHIMBANGUE NO JORNAL O ESTADO – 1982-1985

Douglas Satirio da Rocha

Resumo


Em meados da década de 1980, os problemas relativos à terra na região Oeste Catarinense, ganharam destaque em vários jornais. O contexto do surgimento e atuação de movimentos sociais no campo, somado às várias problemáticas já existentes nessa região, marcaram um período em que a mesma, foi abordada como um espaço de constantes “conflitos”. Nesse cenário, destacamos o movimento de retomada das terras do Toldo Chimbangue, pelos índios Kaingang, no início da década de 1980. A mobilização dos índios enfrentou forte resistência das famílias de colonos que moravam nas terras reivindicadas, desencadeando um contexto de disputas, acompanhado e noticiado na imprensa escrita estadual. O trabalho de cobertura jornalística do jornal O Estado – jornal de abrangência estadual, com sede em Florianópolis-SC – fez com que a questão circulasse em diferentes regiões de Santa Catarina. Mais do que fatos e informações, circularam discursos e representações sobre uma região historicamente conhecida pelos problemas e disputas em torno da terra. Diante disso, este artigo tem por objetivo compreender de que modo o jornal apresentou esta problemática e como certos sentidos e representações foram construídos sobre a disputa entre índios e colonos. Foram analisadas as publicações do jornal entre os anos de 1982 e 1985, ano da demarcação parcial da terra reivindicada pelos índios Kaingang.

Palavras-chave


Representações; jornal O Estado; disputa pela terra.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ars Historica - Instituto de História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Largo de São Francisco de Paula, no 1, Sala 205 – Centro, Rio de Janeiro – Brasil, CEP 30051-070.

Redes sociais:

  • https://www.facebook.com/RevistaArsHistorica
  • https://www.instagram.com/revistaarshistorica/

Contato:

  • revistaarshistorica@gmail.com