OS CRÍTICOS CINEMATOGRÁFICOS E A REVISÃO DO MÉTODO CRÍTICO NA DÉCADA DE 1950
Palavras-chave:
Cinema, crítica cinematográfica, revisão,Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o debate em torno da revisão do método crítico cinematográfico publicado nas páginas do periódico mineiro Revista de Cinema durante a década de 1950. O revisionismo defendido por parte dos críticos, principalmente esquerdistas, estava ligado aos aportes teóricos introduzidos pelo êxito do neorrealismo italiano e consistiu num dos principais dinamizadores do processo de modernização pelo qual os estudos cinematográficos passaram naquele período. A revisão buscava atualizar a crítica de cinema brasileira, ainda atrelada a valores e teorias já consideradas ultrapassadas que apenas levavam em consideração os aspectos estéticos do filme, sem nenhuma preocupação com seu caráter político e social. Dessa forma, buscamos apresentar as principais teses defendidas durante o debate e sua importância para a reflexão cinematográfica brasileira.Downloads
Publicado
2021-08-09
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade e não refletem a opinião da Ars Historica.