AS TRANSFORMAÇÕES DA MÚSICA POPULAR URBANA BRASILEIRA: DA MODINHA AO SAMBA DOS ANOS 1940
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Livros
BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. Rio de Janeiro/São Paulo: Ediouro/Publifolha, 1997.
BRAGA, Luiz Otávio. A invenção da música popular brasileira: de 1930 ao final do Estado
Novo. Tese (Doutorado em História Social) Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Rio de
Janeiro: UFRJ, 2002. 408 p.
CABRAL, Sergio. A MPB a era do rádio. São Paulo: Lazuli, 2011.
CAPELATO, Maria H. R. Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no
peronismo. Campinas: Papirus, 1998.
PARANHOS, Adalberto. Os desafinados – sambas e bambas no Estado Novo. Tese
(Doutorado em História) Rio de Janeiro: PUC, 2010. 208 p.
SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-
. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção do tempo (vol. 1). São Paulo:
Editora 34, 1997.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular. São Paulo: Circulo do Livro,
s/d.
______. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 2010.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira. São Paulo: Martins, s/d.
Periódicos
PARANHOS, Adalberto. Entre sambas e bambas: vozes destoantes no “Estado Novo”. Locus
(UFJF), v. 13, p. 179-192, 2007.
CONTIER, Arnaldo D. Canto Orfeônico, Villa-Lobos e as manifestações culturais do período
getulista (1930-1945). ANPUH, 2007.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Ars Historica - Instituto de História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Largo de São Francisco de Paula, no 1, Sala 205 – Centro, Rio de Janeiro – Brasil, CEP 30051-070.
Redes sociais:
- https://www.facebook.com/RevistaArsHistorica
- https://www.instagram.com/revistaarshistorica/
Contato:
- revistaarshistorica@gmail.com