A virgem Maria nos evangelhos canônicos, nos escritos apócrifos e nas orações: interpretações sobre seu culto na baixa Idade Média

Maria Izabel Escano Duarte de Souza

Resumo


Este artigo pretende relacionar a iconografia sobre a Virgem Maria durante a Baixa Idade Média com os relatos dos Evangelhos bíblicos, dos Evangelhos apócrifos e da Legenda Áurea, bem como com as orações marianas mais recitadas e conhecidas no período. Entende-se que as orações e a iconografia são elementos fundamentais do culto mariano e das práticas devocionais relacionadas a ele. Tais elementos estarão reunidos no livro de horas, um livro de orações dedicado às devoções privadas de seus proprietários que surge no século XIII. Todos esses elementos evidenciam o papel fundamental que Maria exerce no cristianismo e na religiosidade medieval a partir do século XII.

Palavras-chave


Maria; iconografia; culto mariano;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ars Historica - Instituto de História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Largo de São Francisco de Paula, no 1, Sala 205 – Centro, Rio de Janeiro – Brasil, CEP 30051-070.

Redes sociais:

  • https://www.facebook.com/RevistaArsHistorica
  • https://www.instagram.com/revistaarshistorica/

Contato:

  • revistaarshistorica@gmail.com