A virgem Maria nos evangelhos canônicos, nos escritos apócrifos e nas orações: interpretações sobre seu culto na baixa Idade Média
Resumo
Este artigo pretende relacionar a iconografia sobre a Virgem Maria durante a Baixa Idade Média com os relatos dos Evangelhos bíblicos, dos Evangelhos apócrifos e da Legenda Áurea, bem como com as orações marianas mais recitadas e conhecidas no período. Entende-se que as orações e a iconografia são elementos fundamentais do culto mariano e das práticas devocionais relacionadas a ele. Tais elementos estarão reunidos no livro de horas, um livro de orações dedicado às devoções privadas de seus proprietários que surge no século XIII. Todos esses elementos evidenciam o papel fundamental que Maria exerce no cristianismo e na religiosidade medieval a partir do século XII.
Palavras-chave
Maria; iconografia; culto mariano;
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Ars Historica - Instituto de História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Largo de São Francisco de Paula, no 1, Sala 205 – Centro, Rio de Janeiro – Brasil, CEP 30051-070.
Redes sociais:
- https://www.facebook.com/RevistaArsHistorica
- https://www.instagram.com/revistaarshistorica/
Contato:
- revistaarshistorica@gmail.com