Uma nova história de Francisco de Assis? Possibilidades de pesquisas a partir de uma recente descoberta (Vita beati patris nostri Francisci de Tomás de Cleano)

Gustavo da Silva Gonçalves

Resumo


Este artigo visa realizar uma análise da nova hagiografia sobre Francisco de Assis, a Vita beati patris nostri Francisci, também conhecida como Vita Brevior. Redigida por Tomás de Celano, esta hagiografia foi composta entre 1232 e 1239 sob instruções diretas do então ministro-geral da Ordem dos Frades Menores (OFM), frei Elias de Cortona. Sendo localizada em 2014 pelo historiador Jacques Dalarun, este documento está suscitando, entre a comunidade acadêmica e eclesiástica, diferentes interpretações quanto ao seu uso e sua finalidade. Dessa forma, sendo uma versão abreviada da primeira hagiografia sobre Francisco (a Vita Prima), cabe apontar algumas questões norteadoras: por quais motivos houve a solicitação da produção de uma nova Vita? Frente a isso, o que este documento pode alterar sobre a biografia de Francisco ou sobre a OFM?

Palavras-chave


Francisco de Assis; franciscanos; hagiografia;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ars Historica - Instituto de História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Largo de São Francisco de Paula, no 1, Sala 205 – Centro, Rio de Janeiro – Brasil, CEP 30051-070.

Redes sociais:

  • https://www.facebook.com/RevistaArsHistorica
  • https://www.instagram.com/revistaarshistorica/

Contato:

  • revistaarshistorica@gmail.com