Analisando a imagem medieval: entre Panofsky e a cultura visual
Palavras-chave:
Iconografia Medieval, Panofsky, Cultura Visual,Resumo
Este artigo aborda questões concernentes a especificidade da análise da imagem medieval, e discute as aproximações e distanciamentos entre a metodologia de Panofsky e a Cultura Visual para que estas imagens sejam analisadas. O método proposto por Erwin Panofsky já sofreu muitas críticas que serão salientadas neste artigo, porém, seu método continua sendo importante, principalmente se considerarmos as características da iconografia medieval. Para entendermos melhor seu método o colocaremos dentro de seu espaço inicial de construção, o Instituto Warburg, discutindo as influências que auxiliaram na sua formulação. Por fim, iremos aproximar as discussões levantadas pelos teóricos da Cultura Visual para pensarmos onde Panofsky e sua formulação metodológica encontram relevância, para refletir sobre os benefícios e as limitações do uso de seu método relacionado ao estudo das imagens produzidas durante o medievo.Downloads
Publicado
2021-09-03
Edição
Seção
Artigos de Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade e não refletem a opinião da Ars Historica.