Analisando a imagem medieval: entre Panofsky e a cultura visual
Resumo
Este artigo aborda questões concernentes a especificidade da análise da imagem medieval, e discute as aproximações e distanciamentos entre a metodologia de Panofsky e a Cultura Visual para que estas imagens sejam analisadas. O método proposto por Erwin Panofsky já sofreu muitas críticas que serão salientadas neste artigo, porém, seu método continua sendo importante, principalmente se considerarmos as características da iconografia medieval. Para entendermos melhor seu método o colocaremos dentro de seu espaço inicial de construção, o Instituto Warburg, discutindo as influências que auxiliaram na sua formulação. Por fim, iremos aproximar as discussões levantadas pelos teóricos da Cultura Visual para pensarmos onde Panofsky e sua formulação metodológica encontram relevância, para refletir sobre os benefícios e as limitações do uso de seu método relacionado ao estudo das imagens produzidas durante o medievo.
Palavras-chave
Iconografia Medieval; Panofsky; Cultura Visual;
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Ars Historica - Instituto de História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Largo de São Francisco de Paula, no 1, Sala 205 – Centro, Rio de Janeiro – Brasil, CEP 30051-070.
Redes sociais:
- https://www.facebook.com/RevistaArsHistorica
- https://www.instagram.com/revistaarshistorica/
Contato:
- revistaarshistorica@gmail.com