Analisando a imagem medieval: entre Panofsky e a cultura visual

Autores

  • Amanda Basilio Santos Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Iconografia Medieval, Panofsky, Cultura Visual,

Resumo

Este artigo aborda questões concernentes a especificidade da análise da imagem medieval, e discute as aproximações e distanciamentos entre a metodologia de Panofsky e a Cultura Visual para que estas imagens sejam analisadas. O método proposto por Erwin Panofsky já sofreu muitas críticas que serão salientadas neste artigo, porém, seu método continua sendo importante, principalmente se considerarmos as características da iconografia medieval. Para entendermos melhor seu método o colocaremos dentro de seu espaço inicial de construção, o Instituto Warburg, discutindo as influências que auxiliaram na sua formulação. Por fim, iremos aproximar as discussões levantadas pelos teóricos da Cultura Visual para pensarmos onde Panofsky e sua formulação metodológica encontram relevância, para refletir sobre os benefícios e as limitações do uso de seu método relacionado ao estudo das imagens produzidas durante o medievo.

Biografia do Autor

Amanda Basilio Santos, Universidade Federal de Pelotas

Mestra em História (PPGH – UFPEL); especialista em Artes (PPGA-UFPel); mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP-UFPel); membro do LAPI (Laboratório de Política e Imagem da UFPel)

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Publicado

2021-09-03

Edição

Seção

Artigos de Dossiê