PRESENÇA E INFLUÊNCIA DOS ESCRAVOS AFRICANOS EM ÓBIDOS ‒ PA

Autores

  • Leandro de Castro Tavares Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro.
  • Oseias de Oliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro

Palavras-chave:

Escravo, Formação de quilombos, História.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir a respeito da participação do negro na história de Óbidos ‒ PA. Para isso, descreve inicialmente reflexões historiográficas sobre o deslocamento compulsório de africanos para a Amazônia desde o século XVII, levando em consideração as dimensões dessa presença nas dinâmicas sociais, políticas e culturais da sociedade amazônica. Posteriormente, aborda questões referentes à chegada dos negros em Óbidos, suas principais funções e o tratamento cotidiano dos indivíduos; a presença e influência africana na microrregião de Óbidos; dispersões dos escravos para formação das áreas de quilombo, no município. No campo introdutório, evidencia algumas considerações teóricas e metodológicas para análise dos documentos disponibilizados pelos cartórios existentes na cidade, que compuseram parte dessa pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro de Castro Tavares, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro.

Mestrando em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro.

Oseias de Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro

Professor Adjunto, Departamento de História (Irati-PR) e Programa de Pós-Graduação em História, Unicentro-PR

Referências

Livros

AZEVEDO, Idaliana Marinho de. Puxirum: memória do negro do oeste paraense. Belém: Instituto de Artes do Pará (IAP), 2002.

FUNES, Eurípedes Antônio. Bom Jardim, Murumurutuba, Murumuru, Tiningu, Ituqui, Saracura, Arapemã. Terras de Afro-amazonidas - “Nós já somos a reserva, somos os filhos deles”. São Paulo: Comissão Pró-Índio de São Paulo/UFC, 1999.

FUNES, Eurípedes Antônio. Áreas das cabeceiras ‒ Terras de remanescentes: Silêncio, Matá, Castanhanduba, Cuecé, Apuí e São José. São Paulo: Comissão Pró-Índio de São Paulo/UFC, 1999.

MALCHER, Maria Ataide; MARQUES, Jane Aparecida. Territórios quilombolas. Belém: Iterpa, 2009.

MONTEIRO, Benedito. História do Pará. Amazônia: Belém, 2006.

O´DWYER, Eliane Cantarino (Org.). Quilombos: identidade étnica e territorialidade. Rio de Janeiro: FGV/ABA, 2002.

REIS, Artur César Ferreira. História de Óbidos. 2a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

SANTOS, Creusa Barbosa; BRAGA, Paulo Sérgio Martins; COSTA, Rildo Ferreira. Povos indígenas e afro-brasileiros: um estudo da diversidade no Brasil. Belém: Samauma, 2011.

Capítulos

CELLARD, A, A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 295-316, 2008.

FUNES, Eurípedes Antônio. Comunidades mocambeiras do Trombetas. In: ANDRADE, Lúcia M.M. de; GRUPIONI, Denise Fajardo. Entre águas bravas e mansas, índios & quilombolas em Oriximiná. São Paulo: Comissão Pró-Índio de São Paulo Iepé, 16-61, 2015.

Artigos

PAULINO, Itamar Rodrigues. Ensaio historiográfico de Óbidos, sentinela da cultura amazônida. Anais eletrônicos I FECIMA, Santarém, 2013. Disponível em: http://anaisfecima.webs.com/edi-o-atual (Acesso em 12 de setembro de 2017).

Fontes primárias

Acervos digitais: CCPA – Centro Cultural dos Povos da Amazônia/CENDAP – Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia. Jornal Estrella do Amazonas, Cidade da Barra do Rio Negro, 18 de julho de 1854. Disponível em: jornais.cultura.am.gov.br/ (Acesso em 14 de setembro de 2017).

Biblioteca Nacional. Estrella do Amazonas, Cidade da Barra do Rio Negro, 20 de fevereiro de 1861. Disponível em: bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/ (Acesso em 20 de setembro de 2017).

Cartório do 1º Tabelionato de Notas e Ofício de Registro de Imóveis de Óbidos - Santa Maria. Livro de notas para escravo Nº 1, (1861-1863). Livro de notas de escravos Nº 4, (1870-1873). Livro para o lavramento das escrituras de escravos Nº 6, (1875).

Cartório do 2º Ofício de Registro Civil da Comarca de Óbidos – Cartório Ferreira. Livro de registro de emancipação de escravos (1872-1887).

Downloads

Publicado

2021-09-20