REINO DO NDONGO: CULTURAS E DINÂMICAS SOCIAIS MÚLTIPLAS

Autores

  • Bruno Silva Costa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rita de Cássia Bianchi Pereira Universidade Católica de Santos —UniSantos

Palavras-chave:

Reino do Ndongo, dinâmicas sociais, sociedades africanas

Resumo

A crescente valorização da história da África, sobretudo após a aprovação da lei 10.639/03,—que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas em todos os níveis da Educação Básica—, propõe novos olhares e abordagens sobre o continente africano e a historicidade do povo negro. Nesse sentido, o presente artigo busca analisar as dinâmicas políticas e sociais do reino do Ndongo, atual país de Angola, como forma de desmontar prenoções e preconceitos em relação à organização dessas sociedades antes da chegada dos portugueses em idos do século XVI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Silva Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pós-graduando em História e Cultura no Brasil Contemporâneo pela Universidade Federal de Juiz de Fora — UFJF.

Rita de Cássia Bianchi Pereira, Universidade Católica de Santos —UniSantos

Licenciada em História pela Universidade Católica de Santos —UniSantos

Referências

Livros

ALENCASTRO, Luis Filipe de. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

FONSECA, Mariana Bracks. Nzinga Mbandi e as guerras de resistência de Angola séc. (XVII). Belo Horizonte: Mazza, 2015.

HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves Leite. A África na sala de aula: visita à históia contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.

HEYWOOD, Linda. (Org.) Diáspora Negra no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

LOPES, Nei. Dicionário escolar afro-brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2015.

NIANE, Djibril Tamsir (Ed.). História geral da África, IV: África do século XII ao XVI. 2 ed. rev. Brasília: Unesco.

PANTOJA, S. A. Nzinga Mbandi: Mulher, guerra e escravidão. Brasília: Thesaurus, 2000.

SOUZA, Marina de Mello e. Reis negros no Brasil escravista; história da Festa de Coroação de Rei Congo. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

Teses e Dissertações

CARVALHO, Flávia Maria de. Os homens do Rei em Angola: Sobas, governadores e capitães-mores, séculos XVII e XVIII. 2013. Tese (Doutorado em História Social) —Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2013. 285 f.

GONÇALVES, Rosana Andrea. África indômita: missionários capuchinhos do reino do Congo (século XVII). Dissertação (Mestrado em História Social) —Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: USP, 2008.154 f.

OLIVEIRA, Ingrid Silva de. O olhar de um capuchinho sobre a África do século XVII. A construção do discurso de Giovanni Antonio Cavazzi. Dissertação (Mestrado em História, Estado e relações de poder) —Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Nova Iguaçu: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2011.152 f.

Artigos

CARVALHO, Flávia Maria de. O Reino do Ndongo no Contexto da Restauração: Mbundus, Portugueses e Holandeses na África Centro Ocidental. Sankofa. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, São Paulo, ano 4, n. 7, p. 7-28, jul. 2011.

FONSECA, Mariana Bracks. Rainha Nzinga Mbandi, Imbangalas e portugueses: as guerras nos kilombos de Angola no século XVII. Cad. Pesq. Cdhis, Uberlândia, v.23, n.2, jul./dez. 2010.

MACEDO, José Rivair. Jagas, canibalismo e “guerra preta”: os mbangalas entre o mito europeu e as realidades sociais da África central do século XVII. História (São Paulo) v.32, n.1, p.53-78,jan/jun 2013.

MATTOS, Débora Michels. Entre Deus e o demônio: perspectivas de análise de obra de Cavazzi e da ação missionária na África à luz das expansões ultramarinas europeias. História, imagens e narrativas, nº 13, out. 2011,

MUNANGA, Kabengele. Origem e histórico do quilombo na África. Revista USP, São Paulo, dez/fev. 95/96, p. 136-141.

REIS, João José. “Notas sobre a escravidão na África pré-colonial” in:Estudos Afro-Asiáticos, Nº 14, setembro de 1987, pp. 5-21.

SERRANO, CARLOS M. H. Ginga, a rainha quilombola de Matamba e Angola. Revista África (USP), São Paulo, n. 28, 1995-6.

Downloads

Publicado

2021-09-20