REINO DO NDONGO: CULTURAS E DINÂMICAS SOCIAIS MÚLTIPLAS

Autores

  • Bruno Silva Costa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rita de Cássia Bianchi Pereira Universidade Católica de Santos —UniSantos

Palavras-chave:

Reino do Ndongo, dinâmicas sociais, sociedades africanas

Resumo

A crescente valorização da história da África, sobretudo após a aprovação da lei 10.639/03,—que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas em todos os níveis da Educação Básica—, propõe novos olhares e abordagens sobre o continente africano e a historicidade do povo negro. Nesse sentido, o presente artigo busca analisar as dinâmicas políticas e sociais do reino do Ndongo, atual país de Angola, como forma de desmontar prenoções e preconceitos em relação à organização dessas sociedades antes da chegada dos portugueses em idos do século XVI.

Biografia do Autor

Bruno Silva Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pós-graduando em História e Cultura no Brasil Contemporâneo pela Universidade Federal de Juiz de Fora — UFJF.

Rita de Cássia Bianchi Pereira, Universidade Católica de Santos —UniSantos

Licenciada em História pela Universidade Católica de Santos —UniSantos

Referências

Livros

ALENCASTRO, Luis Filipe de. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

FONSECA, Mariana Bracks. Nzinga Mbandi e as guerras de resistência de Angola séc. (XVII). Belo Horizonte: Mazza, 2015.

HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves Leite. A África na sala de aula: visita à históia contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.

HEYWOOD, Linda. (Org.) Diáspora Negra no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

LOPES, Nei. Dicionário escolar afro-brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2015.

NIANE, Djibril Tamsir (Ed.). História geral da África, IV: África do século XII ao XVI. 2 ed. rev. Brasília: Unesco.

PANTOJA, S. A. Nzinga Mbandi: Mulher, guerra e escravidão. Brasília: Thesaurus, 2000.

SOUZA, Marina de Mello e. Reis negros no Brasil escravista; história da Festa de Coroação de Rei Congo. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

Teses e Dissertações

CARVALHO, Flávia Maria de. Os homens do Rei em Angola: Sobas, governadores e capitães-mores, séculos XVII e XVIII. 2013. Tese (Doutorado em História Social) —Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2013. 285 f.

GONÇALVES, Rosana Andrea. África indômita: missionários capuchinhos do reino do Congo (século XVII). Dissertação (Mestrado em História Social) —Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: USP, 2008.154 f.

OLIVEIRA, Ingrid Silva de. O olhar de um capuchinho sobre a África do século XVII. A construção do discurso de Giovanni Antonio Cavazzi. Dissertação (Mestrado em História, Estado e relações de poder) —Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Nova Iguaçu: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2011.152 f.

Artigos

CARVALHO, Flávia Maria de. O Reino do Ndongo no Contexto da Restauração: Mbundus, Portugueses e Holandeses na África Centro Ocidental. Sankofa. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, São Paulo, ano 4, n. 7, p. 7-28, jul. 2011.

FONSECA, Mariana Bracks. Rainha Nzinga Mbandi, Imbangalas e portugueses: as guerras nos kilombos de Angola no século XVII. Cad. Pesq. Cdhis, Uberlândia, v.23, n.2, jul./dez. 2010.

MACEDO, José Rivair. Jagas, canibalismo e “guerra preta”: os mbangalas entre o mito europeu e as realidades sociais da África central do século XVII. História (São Paulo) v.32, n.1, p.53-78,jan/jun 2013.

MATTOS, Débora Michels. Entre Deus e o demônio: perspectivas de análise de obra de Cavazzi e da ação missionária na África à luz das expansões ultramarinas europeias. História, imagens e narrativas, nº 13, out. 2011,

MUNANGA, Kabengele. Origem e histórico do quilombo na África. Revista USP, São Paulo, dez/fev. 95/96, p. 136-141.

REIS, João José. “Notas sobre a escravidão na África pré-colonial” in:Estudos Afro-Asiáticos, Nº 14, setembro de 1987, pp. 5-21.

SERRANO, CARLOS M. H. Ginga, a rainha quilombola de Matamba e Angola. Revista África (USP), São Paulo, n. 28, 1995-6.

Downloads

Publicado

2021-09-20