O REGIME MILITAR BRASILEIRO E O ESTADO NOVO PORTUGUÊS: A EXPOSIÇÃO DE UMA SOLIDARIEDADE COLONIALISTA NA ÁFRICA

Autores

  • Leandro Arraes Liberali Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Regime Militar brasileiro, Estado Novo português, descolonização africa

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma faceta – a que segue – da política internacional brasileira implantada com o advento do Golpe de 1964. Rompendo com a Política Externa Independente dos anos anteriores, veremos as motivações político-ideológicas que passaram a fundamentar os posicionamentos do Itamaraty quanto ao processo de descolonização africana. A análise é feita por meio da contextualização da orientação doutrinária que legitimou o golpe e a permanência dos militares no poder. Com a ditadura, houve uma aproximação do Regime com o Estado Novo português e o desengajamento da política de apoio frontal aos processos de descolonização dos territórios africanos sob domínio de Lisboa, diga-se, de Guiné-Bissau, de Angola e de Moçambique. Habitualmente, a historiografia da ditadura civil-militar tem enfrentado a temática das relações do Brasil com a África em termos de uma bilateralidade de cunho econômico por um lado, de cunho personalista por outro. Isso tem levado a se deixar de lado o estudo dos movimentos de construção dos modelos de engajamento adotados pelos diferentes governos. Espera-se, com este trabalho, indicar em que papel foi colocado o Brasil no complexo quadro da realidade africana e dos interesses ocidentais na região.

Biografia do Autor

Leandro Arraes Liberali, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

Livros

AUGUSTO, Claudio. A Revolução Portuguesa. São Paulo: Unesp, 2011.

COMBLIN. Pe. Joseph. A ideologia da segurança nacional: o poder militar na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

D'ARAUJO, Maria Celina & CASTRO, Celso (Orgs.). Ernesto Geisel. Rio de Janeiro: FGV, 1997.

FICO, Carlos. O grande irmão: da Operação Brother Sam aos anos de chumbo. O governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

FRANCO, Alvaro (org.). Documentos da política externa independente. Rio de Janeiro: Centro de História e Documentação Diplomática; Brasília: Funag, 2007-2008, 2v.

LIMA, Sérgio Eduardo & SANTOS, Luís Cláudio (orgs.). Quarenta anos das relações Brasil-Angola: documentos e depoimentos. Brasília: Funag, 2015.

SPEKTOR, Matias (org.). Azeredo da Silveira: um depoimento. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

VIZENTINI, Paulo Fagundes. A política externa do regime militar brasileiro: multilaterização, desenvolvimento e construção de uma potência média (1964-1985). Porto Alegre: UFRGS, 2004.

Referências de artigos em periódicos

MARTINS FILHO, João Roberto. A educação dos golpistas: cultura militar, influência francesa e golpe de 1964. 2004. (mimeo).

PINHEIRO, Letícia. “Ao vencedor, as batatas": o reconhecimento da independência de Angola. Revista Estudos Históricos. V. 1, n. 39, p. 85-92, 2007.

SARAIVA, José F. Sombra; GALA, Irene Vida. O Brasil e a África no Atlântico Sul: uma visão de paz e cooperação na história da construção da cooperação africano-brasileira no Atlântico Sul. X Congresso Internacional da ALADAA. Rio de Janeiro: Ucam, 2000. <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/aladaa/sombra.rtf> (Acesso em 16 de janeiro de 2018)

Downloads

Publicado

2021-09-20