DO AUDIOVISUAL ESTATAL A UM CINEMA ANGOLANO: PARADIGMAS SOBRE A PROMOÇÃO E PRODUÇÃO FÍLMICA EM ANGOLA

Autores

  • Renata Dariva Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS)

Palavras-chave:

audiovisual, MPLA, angolanidade

Resumo

O presente artigo pretende analisar como foi realizada a criação de diferentes quadros estatais angolanos de produção fílmica no decorrer dos anos de 1970. A Cooperativa Promacine, a Televisão Popular de Angola (TPA) e o Laboratório Nacional de Cinema (LNC), acompanhados da criação do Instituto Angolano de Cinema (IAC), buscaram a legitimação de discursos do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) através de uma construção imagética. O processo da busca de representatividade do partido buscou tecer a ideia da urgência da criação de uma angolanidade por meio de uma educação militante que ia ao encontro desde as esferas escolares até a propagação de elementos culturais com o objetivo de construir uma proposta de projeto nacional. Para isto, no caso fílmico, o partido promoveu a exibição e criação de pequenos longas-metragens e curtas que circulavam nas kombis e que, posteriormente, deveriam ser exibidos em diferentes circuitos de cinema e na recém-criada Televisão Popular de Angola (TPA), atualmente Televisão Pública de Angola.

Biografia do Autor

Renata Dariva Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS)

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, bolsista do CNPq. Licenciada e Bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Publicado

2021-09-20