DO AUDIOVISUAL ESTATAL A UM CINEMA ANGOLANO: PARADIGMAS SOBRE A PROMOÇÃO E PRODUÇÃO FÍLMICA EM ANGOLA

Autores

  • Renata Dariva Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS)

Palavras-chave:

audiovisual, MPLA, angolanidade

Resumo

O presente artigo pretende analisar como foi realizada a criação de diferentes quadros estatais angolanos de produção fílmica no decorrer dos anos de 1970. A Cooperativa Promacine, a Televisão Popular de Angola (TPA) e o Laboratório Nacional de Cinema (LNC), acompanhados da criação do Instituto Angolano de Cinema (IAC), buscaram a legitimação de discursos do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) através de uma construção imagética. O processo da busca de representatividade do partido buscou tecer a ideia da urgência da criação de uma angolanidade por meio de uma educação militante que ia ao encontro desde as esferas escolares até a propagação de elementos culturais com o objetivo de construir uma proposta de projeto nacional. Para isto, no caso fílmico, o partido promoveu a exibição e criação de pequenos longas-metragens e curtas que circulavam nas kombis e que, posteriormente, deveriam ser exibidos em diferentes circuitos de cinema e na recém-criada Televisão Popular de Angola (TPA), atualmente Televisão Pública de Angola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Dariva Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS)

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, bolsista do CNPq. Licenciada e Bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

ABRANTES, José; CRUZ, José (Orgs.). Cinema em Angola. Luanda: Chá de Caxinde, 2002.

BITTENCOURT, Marcelo. A criação do MPLA. IN: BITTENCOURT, Marcelo. Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, 32: pp. 185-208, dezembro, 1997.

______. “Estamos juntos” O MPLA e a Luta anticolonial (1961-1974). Tese (Doutorado em História) ‒ Programa de Pós-Graduação em História. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2002,742f...

CAHEN, Michel. Anticolonialism & Nationalism: deconstructing synonumy, investigating historical process. IN: MORIER-GENOUD (ORG.). Sure road? Nationas e nationalisms in Guinea, Angola and Mozambique. Leiden: Brill, 2012, p. 1-30.

CARVALHO, Ruy Duarte. A câmara, a escrita e a coisa dita... fitas textos e palestras. Lisboa: Cotovia, 2008.

GUERRA, João Paulo. Savimbi: Vida e morte. Lisboa: Bertrand, 2002.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

JUNCO, José. El nombre de la cosa. Debate sobre el término nación y otros conceptos relacionados. Madrid: Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 2005.

KI-ZERBO, J.; MAZRUI, A.; WONDJI, C. Construção da nação e evolução dos valores políticos. In: KI-ZERBO, J.; MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Orgs). História geral da África. Brasília: MEC/Unesco, 2010, p. 565-602.

MPLA. Angola: A tentativa de golpe de estado de 27 de maio de 77. Luanda: Avante, 1977.

PACHECO, Carlos. Mpla: um nascimento polémico: as falsificações da história. Lisboa: Vega, 1997.

PÉLISSIER, René; WHEELER, Douglas. História de Angola. Lisboa: Tinta da China, 2013.

PIÇARRA, Maria; ANTÓNIO, Jorge (Orgs.). Angola: o nascimento de uma nação. Vol. II. Lisboa: Guerra e Paz, 2013.

______. Angola: o nascimento de uma nação. Vol. III. Lisboa: Guerra e Paz, 2015.

PIMENTA, Fernando Tavares. A descolonização de Angola e Moçambique. O comportamento das minorias brancas (1974-1975). Goiânia: UFG, 2015.

PINTO, Tatiana. Etnicidade e racismo em Angola: da luta de libertação ao pleito eleitoral de 1992. Dissertação (Mestrado em História) ‒ Programa de Pós-Graduação em História. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2012. 135f.

SAVIMBI, Jonas. Angola, a resistência em busca de uma nova nação. Lisboa: Agência Portuguesa de Revistas, 1979.

SAVIMBI, Jonas. O que é o espírito de Bissau? Todos os portugueses poderão regressar em Angola. Aveiro: Tipave, 1978.

SHUBIN, Vladimir. The Hot “Cold War”: The USSR in Southern Africa. Michigan University: EUA, 2008.

TSÉ-TUNG, Mao. “El papel del partido comunista de china em la guerra nacional”; “El problema de la independencia y autodecisión dentre del frente único”. IN: Obras Escogidas. Madrid: Fundamentos, 1974.

X Congresso da UNITA. Disponível em: http://www.unitaangola.com/PT/Tableestatutos1.awp?WD_ACTION_=CLICTABLE;TABLEDISCUR&TABLEDISCUR=2 (Acesso em 10 de março de 2018).

O Acordo do Alvor Disponível em: http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=descon21. (Acesso em 4 de março de 2018).

David Zé em Mwangolé (o guerrilheiro). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5r0CbrWlt3I (Acesso em 4 de março de 2018).

Downloads

Publicado

2021-09-20