AS REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E O CAMPO RELIGIOSO AFRO-BRASILEIRO LOCAL

Autores

  • Thiago da Conceição Dias Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Prática docente, Religiosidade, Intolerância.

Resumo

Este estudo enfocará sobre as relações existentes entre o campo religioso afro-brasileiro local e prática docente nas aulas de História dos anos finais do Ensino Fundamental. Este termo “intolerância” define bem o perfil de violência que tem surgido no nosso país. A intolerância religiosa tem muitas consequências negativas como o crescente desrespeito do grupo de agressores em relação às pessoas de religiões diferentes. O clima de insegurança e medo só aumenta. As religiões de matriz africana são estigmatizadas no Brasil. Destacamos uma breve discussão sobre o papel do professor diante os olhares e experiências dele e dos alunos no que toca o processo de religiosidade. Para ajudar a combater a prática de intolerância, devemos criar métodos para abordar o assunto dentro da sala de aula.

Biografia do Autor

Thiago da Conceição Dias, Universidade Federal do Maranhão

Graduando do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas com habilitação em Sociologia, na Universidade Federal do Maranhão - UFMA

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Publicado

2021-09-20