ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA PÚBLICA: TERRITÓRIOS COMUNS, ZONAS DE CONTATO E DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Autores

  • Diego Gomes Souza Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Ensino de História, História Pública, Saberes históricos.

Resumo

Neste artigo, propomo-nos a relacionar o Ensino de História às discussões sobre a História Pública levando em conta a perspectiva da construção de um conhecimento escolar mais plural, democrático e conectado com as demandas dos estudantes na contemporaneidade. Para isso, apresentamos, inicialmente, reflexões sobre a origem da História Pública enquanto campo de pesquisa autônomo e consolidado no meio acadêmico. A partir disso, mapeamos a institucionalização dessa área nos Estados Unidos na década de 1970, tecendo considerações sobre a conformação de um modelo mais ou menos coeso de História Pública americana. Discorremos, ainda, de forma sucinta, sobre as várias etapas do processo de internacionalização da área, antes de avaliar como decorreu a organização do campo no Brasil, elucidando alguns apontamentos acerca dos principais aspectos que marcam a constituição da História Pública no meio acadêmico brasileiro. Ao tecermos algumas considerações sobre o Ensino de História enquanto área de pesquisa e as suas possíveis relações com a História Pública, destacamos, também, uma série de zonas de contato, diálogos possíveis e territórios comuns entre as duas áreas, salientando o lugar significativo que a relação com o Ensino de História tem ganhado no debate brasileiro em torno da História Pública.

Biografia do Autor

Diego Gomes Souza, Universidade Federal Fluminense

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória/UFF), professor de História das redes municipais de educação de Queimados e Rio Bonito, bolsista CAPES.

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Publicado

2021-09-27