CONSTRUTORES DO “BRASIL GRANDE”: TRABALHADORES DA TRANSAMAZÔNICA

Autores

  • Magno Michell Marçal Braga Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

oralidade, Transamazônica, trabalhadores

Resumo

Este ensaio pretende refletir sobre o projeto da Transamazônica e sua execução (1970-1974). A Rodovia Transamazônica nasceu filiada ao Programa de Integração Nacional (PIN) no auge da ditadura civil-militar, em 1970, e previa um grande plano de migração dirigida pelo Estado em direção às margens da nascente rodovia com vistas a, supostamente, resolver dois problemas que o país experimentava: a tensão social no Nordeste (que se agravava com a seca de 1970) e a efetiva integração da região Norte, vista como “espaço vazio”, à lógica do capitalismo brasileiro. O Projeto Transamazônica pode ser considerado o de maior dimensão da ditadura civil-militar para a Amazônia. Sua execução exigiu a migração de milhares de homens e mulheres chamados a “construir o Brasil Grande” e, após o governo Médici, foi abandonado, deixando um rastro de destruição ambiental e problemas sociais que geram demandas até os dias atuais. A experiência dos trabalhadores e suas dinâmicas sociais e laborais serão alvo deste ensaio, que privilegia a oralidade como lócus de interpretação histórica.

Biografia do Autor

Magno Michell Marçal Braga, Universidade de Coimbra

Professor do Instituto Federal de Alagoas. Mestre em História pela UFPE, doutorando em História pela Universidade de Coimbra

Referências

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In PINSKY, Carla Bassanezi (org). Fontes históricas. 2º ed. São Paulo: Editora Contexto, 2010

BRAGA, Magno Michell Marçal. Rota Transamazônica: Nordestinos e o Plano Nacional de Integração – PIN. Curitiba, Ed. Prismas, 2015.

CAMPOS, Pedro Henrique Pedreira. A ditadura dos Empreiteiros: as empresas nacionais de construção pesada, suas formas associativas e o Estado ditatorial brasileiro, 1964-1985. Tese de doutorado apresentada ao programa de Pós-graduação em História Social na Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, 2012.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: Um longo caminho. Civilização brasileira. Rio de Janeiro, 2014.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral – memória, tempo, identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FERREIRA, Ademir Pacelli [et al]. A experiência migrante: entre deslocamentos e reconstruções. Rio de Janeiro, Garamond, 2010.

FONTES, Paulo. Um Nordeste em São Paulo - Trabalhadores Migrantes em São Miguel Paulista (1945-66). Rio de Janeiro, Editora FGV, 2008.

GUILLEN, Isabel Cristina Martins. Errantes da selva: histórias da migração nordestina para Amazônia. Recife: Editora da UFPE, 2006.

HÉBETTE, Jean. Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. Belém: EDUFPA, 2004. v. 1, 2 3 e 4

HÉBETTE, Jean; MAGALHÃES, Sônia Barbosa; MANESCHY, Maria Cristina (orgs). No mar, nos rios e na fronteira: Faces do campesinato no Pará. UFPA, 2002.

HOBSBAWM, Eric. Bandidos. São Paulo. Ed. Paz e Terra, 2015

___________. A Outra História – Algumas Reflexões in KRANTZ, Frederick (Organizador). A Outra História: Ideologia e protesto popular nos séculos XVII a XIX . Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.

___________. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

IANNI, Octavio. Colonização e contra-reforma agrária na Amazônia. Editora Vozes, Petrópolis, 1979.

JANNUZZI, Paulo de Martino. Migração e mobilidade social: migrantes no mercado de trabalho paulista. Campinas-SP, Autores Associados, 2000.

LE GOFF, Jaques. História e Memória. Campinas – SP, Ed. UNICAMP, 2005.

MARTINS, Edilson. Amazônia, a última fronteira. Rio de Janeiro, Editora Codecri Ltda., 1981.

MARTINS, José de Sousa. O tempo da fronteira: retorno à controvérsia sobre o tempo histórico da frente de expansão e da frente pioneira. Tempo Social, Rev. Sociol. USP, S. Paulo 8(1) 25-70, maio 1996.

MENEZES, Fernando Dominience. Enunciados sobre o futuro: ditadura militar, Transamazônica e a construção do “Brasil grande”. Dissertação de mestrado, UNB: 2007.

PORTELLI, Alessandro. A morte de Luigi Trastulli e outros ensaios: ética, memória e acontecimento na história oral/ Introd. Miguel Cardina; sel. e trad. Miguel Cardina e Bruno Cordovil. Lisboa: Unipop, 2013.

Presidência da República, Metas e Bases para a Ação de Govêrno, 1971, 2ªimpressão

REBELO, Darino Castro. Transamazônica: Integração em Marcha. Rio de Janeiro, CDP-MT, 1973.

SOUZA, César Augusto Martins. A estrada invisível: memórias da Transamazônica. Tese de doutorado pela Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.

THOMPSON. E.P. A formação da classe operária inglesa. Tradução Renato Busatto Neto, Cláudia. Rocha de Almeida. - Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra, 1987.

THOMPSON, P. A voz do passado – História Oral. 2. edição. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

Downloads

Publicado

2021-09-29