AS ESPECIALIDADES DO TRABALHO ESCRAVO: UMA ANÁLISE DAS PROFISSÕES DOS CATIVOS DE ITAPEMIRIM NO SÉCULO XIX

Autores

  • Laryssa da Silva Machado Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lucas da Silva Machado Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

História de Itapemirim, trabalho escravo, escravidão

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise das especialidades apresentadas pelos cativos que residiam, ao longo do século XIX, em Itapemirim, cidade da região sul da província do Espírito Santo. Para isso, utilizaremos três conjuntos de documentos disponíveis que trazem a profissão de muitos escravizados da região: Lista Nominal da População da Vila de Itapemirim em 1833; inventários post mortem e testamentos; e registros de batismo da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, na Vila de mesmo nome. A ideia deste trabalho é demonstrar que os cativos que residiam naquela localidade possuíam profissões especializadas, sendo responsáveis por atividades importantes e rentáveis na comunidade. Assim, percebe-se que, as relações que os escravizados desenvolviam na sociedade iam muito além do trabalho braçal não-especializado, uma vez que, ao contrário disso, esses agentes desenvolviam funções que possibilitavam o desenvolvimento de relações sociais e econômicas na sociedade.

Biografia do Autor

Laryssa da Silva Machado, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo

Lucas da Silva Machado, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2021-09-29