“HERDEIROS DA BRAVURA”: A [RE]INVENÇÃO DE CANUDOS E A LUTA DOS SOBREVIVENTES (1897-1947)

Autores

  • Anderson Henrique Ferreira Marinho Fundação Getúlio Vargas

Palavras-chave:

Canudos, Belo Monte, Sertão,

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a fundação do povoado de Canudos e a reconstrução da imagem dos sobreviventes do conflito contra o exército. Para isso iremos nos deter sobre dois documentos/fontes, a fim de compreender o que ocorreu em Belo Monte após o fatídico 5 de outubro de 1897, momento final do conflito entre o exército brasileiro e os homens e mulheres sertanejos que seguiam Antônio Conselheiro. Mobilizamos como fontes o Relatório do Comitê Patriótico da Bahia, que atuou em assistência às vítimas do conflito, e a reportagem da revista O Cruzeiro, publicada em 1947, que trata de Canudos 50 anos após o conflito. Buscamos a partir da análise dessas fontes compreender o que ocorreu com uma parcela dos habitantes de Belo Monte que sobreviveram aos ataques da 4ª expedição, assim como, entender o que forjou o povoado de Canudos, conhecido como lar dos sobreviventes e que hoje se encontra sob as águas do Rio Vaza Barris, represadas pelo Açude Cocorobó.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Henrique Ferreira Marinho, Fundação Getúlio Vargas

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas, bolsista do programa FAPERJ Nota 10. (E-mail: anderson_marinho16@hotmail.com)

Referências

Fontes

Fundação Pierre Verger. Negativos produzidos pelo fotógrafo Pierre Verger para a revista O Cruzeiro em viagem realizada a Canudos em 1946. Fundação localizada na cidade de Salvador/BA.

Museu da República. Fotografias produzidas pelo fotógrafo Flávio de Barros cedidas em formato digital. Museu localizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

PIEDADE, Lélis. Histórico e relatório do Comitê Patriótico da Bahia, 1897-1901. Salvador: Portfolium Editora, 2002.

TAVARES, Odorico. Canudos: cinquenta anos depois (1947). Salvador: Conselho Estadual de Cultura, 1993.

Bibliografia

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. Cortez Editora. São Paulo, 2011

BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado: cursos no Collège de France (1989-92). Editora Companhia das Letras, 2014.

CUNHA, Euclides. Os Sertões: Campanha de Canudos. 11 reimp. Rio de Janeiro: Martin Claret, 2016.

DE ARAÚJO SÁ, Antônio Fernando. O SERTÃO DE PIERRE VERGER. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 40, 2010.

FERRAZ, Renato. PINHEIRO, José Carlos. NETO, Manoel. Cartilha Histórica de Canudos. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 1991.

LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. Fontes Históricas. São Paulo, p.111-153, 2005.

NEIVA, Luiz Paulo. Canudos: uma nova batalha. Salvador: EDUNEB, 2017.

SAMPAIO, Consuelo Novais. Canudos: cartas para o Barão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

PIEDADE, Lélis. Histórico e relatório do Comitê Patriótico da Bahia, 1897-1901. Salvador: Portfolium Editora, 2002.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, v. 5, n. 10, p. 200-215, 1992.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Revista estudos históricos, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

TAVARES, Odorico. Canudos: cinquenta anos depois (1947). Salvador: Conselho Estadual de Cultura, 1993.

Downloads

Publicado

2021-12-27