A DIVISÃO ADMINISTRATIVA DA AMÉRICA PORTUGUESA DURANTE O REGIME DAS CORTES GERAIS

Autores

  • João Paulo de Barros Silva Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

América Portuguesa, Cortes Gerais, Independência.

Resumo

O contexto histórico brasileiro entre a Revolução Liberal do Porto e a Independência do Brasil, traz uma série de lacunas sobre a situação que separava a América Portuguesa, territorialmente, em regiões Norte e Sul. Reunindo e comparando um pequeno contingente de autores que abordam a discussão divisória administrativa da colônia lusitana, o artigo analisa as diferentes divisões impostas por Portugal ao longo da história colonial até o ponto em que o Piauí se apresentou enquanto fronteira entre o Estado do Grão-Pará e Maranhão e o Estado do Brasil durante o processo de independência. O método utilizado foi o hermenêutico, com base na interpretação de documentos e análise cartográfica. O objetivo deste artigo é analisar as divisões regionais ocorridas na América Portuguesa durante o período colonial e mostrar os pontos de fronteira que dividiram o Brasil em regiões distintas ao longo da história colonial e que se perpetuaram em imaginários sociais e regionais. Este estudo também aborda as primeiras experiências de regime constitucional exercido pelas Cortes Gerais com a participação de deputados brasileiros, entre os anos de 1821 e 1823, abarcando a noção de poder local, por meio da análise das Juntas Provisórias e Governo das Armas designados a compor a administração das províncias ligadas a Portugal no período pré-Independência, onde ainda se tinha dúvidas sobre a ideia de Brasil Nação.

Biografia do Autor

João Paulo de Barros Silva, Universidade de Passo Fundo

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo.

Referências

ARINOS, Afonso; QUADROS, Jânio. História do povo brasileiro. 2ª Edição. São Paulo: J. Quadros Editores Culturais S. A., 1968, v. II.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 7ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CARDOSO, Alírio. Amazônia na Monarquia Hispânica. 3ª Edição. São Paulo: Alameda, 2017.

CHAMBOULEYRON, Rafael. Povoamento, ocupação e agricultura na Amazônia Colonial (1640-1706). 1ª Edição. Belém: Ed. Açaí, 2010.

CINTRA, J. P. Reconstruindo o mapa das capitanias hereditárias. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, 2013, n 21, p. 11-45.

CARVALHO, Manuel Emílio Gomes de. Os Deputados Brasileiros nas Cortes de 1821. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2003.

FROTA, Guilherme de Andrea. Quinhentos anos de História do Brasil. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 2000.

GARDNER, George. Viagens ao Brasil; principalmente nas províncias do Norte e nos distritos do ouro e dos diamantes durante os anos de 1836-1841. Rio de Janeiro, Nacional, 1942.

GOLIN, Tau. A fronteira. 1ª Edição. Passo Fundo: Mérito, 2015.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. História da civilização brasileira. 10ª Edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003, v. II.

MARTIN, André Roberto. Como se constituiu no Brasil a rede de "fronteiras internas"?. Revista do Departamento De Geografia, 1991, n. 5, p. 73-83.

MOTA, Guilherme Carlos (Org.). 1822: Dimensões. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.

NUNES, Odilon. Pesquisas para a História do Piauí. Teresina: FUNDAPI, 2007, 4 vols.

PIMENTA, João Paulo Garrido. A Independência do Brasil e o liberalismo português: um balanço da produção acadêmica. Revista Digital de História Iberoamericana, 2008, n 1, p. 70-105.

RODRIGUES, José Honório. Independência: Revolução e Contra-Revolução – as forças armadas. Rio de Janeiro, F. Alves, 1975.

SANTIN, Janaína Rigo. O Tratamento Histórico do Poder Local e a Gestão Democrática Municipal. Revista Estudos Jurídicos (Unisinos). v. 40, n. 2, jul./dez. 2007.

SANTIN, Janaína Rigo; FLORES, Déborah. A evolução histórica do município no federalismo brasileiro, o poder local e o estatuto da cidade. Revista Justiça do Direito. Passo Fundo, v. 20, p. 56-69, 2006.

SOUZA, Iara Lis Carvalho. Pátria Coroada: o Brasil como corpo político autônomo. 1ª Edição. São Paulo: UNESP, 1999.

Downloads

Publicado

2022-08-31