“COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS ATLETAS!”: O A.S.V. FICHTE COMO ESPAÇO DE SOCIABILIDADE E DE EXPRESSÃO POLÍTICA (1920-1926)

Autores

  • Gabriel Yukio Shinoda Oliveira Universidade de São Paulo

Resumo

Esta nota de pesquisa se debruça sobre o clube esportivo de trabalhadores A.S.V. Fichte entre 1920 e 1926, observando seus aspectos administrativos, esportivos e seus significados sociais para os associados. A análise dos boletins de comunicados Mitteilungsblatt Fichte, publicado pelo próprio clube, e Arbeiterfussball, publicado pela associação organizadora do futebol de trabalhadores na região de Brandemburgo, possibilitou a percepção do A.S.V. Ficht, em primeiro lugar, como um clube autônomo financeiramente, mesmo durante o processo inflacionário alemão no ano de 1923. Em segundo lugar, seu significado para seus associados ultrapassava os sentidos esportivos, representando espaços, onde eles poderiam vivenciar momentos de sociabilidade e de expressão política, compreendidos neste trabalho como práticas socioespaciais e experiências.

Biografia do Autor

Gabriel Yukio Shinoda Oliveira, Universidade de São Paulo

Graduando em História na Universidade de São Paulo, bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processos: 2020/04100-3; 2021/13479-9).

Downloads

Publicado

2024-04-04