“COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS ATLETAS!”: O A.S.V. FICHTE COMO ESPAÇO DE SOCIABILIDADE E DE EXPRESSÃO POLÍTICA (1920-1926)

Autores

  • Gabriel Yukio Shinoda Oliveira Universidade de São Paulo

Resumo

Esta nota de pesquisa se debruça sobre o clube esportivo de trabalhadores A.S.V. Fichte entre 1920 e 1926, observando seus aspectos administrativos, esportivos e seus significados sociais para os associados. A análise dos boletins de comunicados Mitteilungsblatt Fichte, publicado pelo próprio clube, e Arbeiterfussball, publicado pela associação organizadora do futebol de trabalhadores na região de Brandemburgo, possibilitou a percepção do A.S.V. Ficht, em primeiro lugar, como um clube autônomo financeiramente, mesmo durante o processo inflacionário alemão no ano de 1923. Em segundo lugar, seu significado para seus associados ultrapassava os sentidos esportivos, representando espaços, onde eles poderiam vivenciar momentos de sociabilidade e de expressão política, compreendidos neste trabalho como práticas socioespaciais e experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Yukio Shinoda Oliveira, Universidade de São Paulo

Graduando em História na Universidade de São Paulo, bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processos: 2020/04100-3; 2021/13479-9).

Downloads

Publicado

2024-04-04