Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Norma de submissão para ARTIGOS e ENSAIOS (tanto para Dossiês Temáticos quanto para Seção Livre)

O espaço para publicação na Revista ComparArte é exclusivo para pós-graduandos. 

Os artigos devem ter de 10 a 20 páginas, digitadas em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 e margens superior e esquerda 3,0cm e inferior e direita 2,0cm, em papel tamanho A4.

O arquivo .doc ou .docx não pode ser identificado com os dados do autor. Os trabalhos submetidos serão associados aos metadados preenchidos no momento da submissão e serão reconhecidos pelo sistema. Por essa razão, é imprescindível atenção para a correção no preenchimento dessas informações.

O título em maiúsculo deve estar destacado em negrito, com alinhamento centralizado e entrelinha simples. Na linha seguinte, deve ser indicada a versão do título em inglês.

O resumo, de 100 a 200 palavras, em português e em inglês, deve ser em corpo 11, alinhamento justificado, entrelinha simples. O termo “Resumo” deve estar em negrito, seguido de dois pontos. As palavras-chave, em português e em inglês, devem ter a mesma configuração do resumo. O termo “Palavras-chave” deve estar em negrito, seguido de dois pontos. Extensão de 3 a 5 palavras, separadas entre si por ponto e vírgula e concluídas com ponto final. Para facilitar a localização em consultas bibliográficas, as palavras-chave devem corresponder a conceitos gerais da área do trabalho.

Artigos que utilizem símbolos fonéticos devem ser salvos incorporando fontes “true type”.

As referências, com a primeira letra maiúscula, destaque em negrito, entrelinha simples, devem seguir as normas da ABNT, com os nomes completos dos autores ou organizadores das obras, bem como com a indicação de tradutores, quando for o caso.

As citações com até 3 linhas devem ser marcadas com aspas duplas e inseridas no corpo do texto. A citação que ultrapassar 3 linhas deve ser recuada e inserida em parágrafo próprio, com recuo de 4cm, fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinha simples. A citação deverá conter o sobrenome do autor, o ano da obra e as páginas, apresentadas de acordo com os casos exemplificados abaixo.

Exemplos de citações e referências

1) Ideias do autor mencionadas ao longo do texto:

Ex1: segundo Oswald Ducrot (1987)

Ex2: como diz Ducrot (1987, p. 25)

2) Referências após citação:

Ex: (DUCROT, 1987, p. 25);

3) Caso de paráfrase :

Ex: (cf. DUCROT, 1987, p. 25).

4) Citação em parágrafo destacado com margem 4,0: Ex: etcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetc etcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetc etcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetc etcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetc. (BAKHTIN, 1997p. 105-106).

5) Referências:

5.1) Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em itálico) : (subtítulo, se houver). Local de publicação: Editora, Data.

Ex: DUCROT, Oswald. O dizer e o dito . Campinas: Pontes, 1987.

5.2) Capítulo de livro: SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome sem abreviatura. Título do capítulo: (subtítulo, se houver). In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em itálico) : (subtítulo, se houver). Local de publicação: Editora, Data. páginas inicial e final do capítulo.

Ex.: DUCROT, Oswald. Sentido y argumentación. In. ARNOUX, Elvira N.; NEGRONI, Maria M. (Org.) Homenaje a Oswald Ducrot. Buenos Aires: Eudeba, 2004. p. 230-260.

5.3) Artigo: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título do artigo: (subtítulo, se houver), Nome do periódico (itálico) , número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano da publicação.

Ex.: DUCROT, Oswald. Os internalizadores. Letras de Hoje , Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 7-26, set. 2002.

5.4) Trabalhos Acadêmicos: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título (em itálico) : (subtítulo, se houver). Ano de publicação. Número de folhas. Tipo de documento (Tese, Dissertação ou Monografia) (Grau Acadêmico, entre parênteses) — Vínculo Acadêmico/Instituição de Ensino, Local da Instituição, Ano da defesa ou da apresentação.

Ex.: WITTKE, Cleide Inês. O valor argumentativo da oração relativa no discurso : uma proposta para o ensino de língua materna. 2006. 194fls.

Caso tenha sido utilizado outro tipo de suporte, que não o bibliográfico, seguir as observações abaixo:

5.5) CD: NOME DO ARTISTA. Nome do álbum (em itálico). Local de lançamento: Gravadora, Ano. Duração do disco (em minutos)

Ex: DIO. Sacred Heart. EUA: Warner Bros, 1985. Duração de 38:50.

5.6) Filme (DVD, VHS, Blu-Ray...): TÍTULO DO FILME. SOBRENOME do produtor, Prenome do produtor. SOBRENOME do diretor, Prenome do diretor. País de Lançamento: Distribuidora, Ano. Duração em minutos.

Ex: APOCALYPSE NOW. Produção e Direção de COPPOLA, Francis Ford. EUA: United Artists, 1979. Duração de 153 min.

5.7) Sites da Internet: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura ou ENTIDADE. Data de criação ou atualização da página. Título (em itálico) . Disponível em: < endereço eletrônico>. Acesso em dia, mês, ano.

Ex.: GERALDI, João Wanderley. [s.d.]. A Leitura na Sala de Aula: as muitas faces de um leitor. Disponível em: www....... Acesso em 14 maio 2007.

No corpo do texto, caso o autor deseje abreviar o título de um livro, de um conto etc., na sua primeira menção, deve escrevê-lo por extenso e, nas demais, denominá-lo pelo primeiro termo. Por exemplo: o livro Autópsia de um mar de ruínas, de João de Melo, poderá ser referido como Autópsia. Para destacar o título de poemas, contos e canções, solicita-se o uso de aspas duplas.

Se o trabalho possuir subdivisão interna, os títulos de cada parte deverão ser grafados na mesma fonte e corpo do texto, em maiúsculo, destacados em negrito e posicionados à margem esquerda.

Se o artigo possuir notas explicativas, estas deverão ser inseridas utilizando o recurso "Inserir nota de rodapé" (no caso do Microsoft Word) ou recurso semelhante. As notas devem aparecer ao pé da página em que ocorre a inserção, em fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, entrelinha simples.

As referências devem constar ao final do texto, em fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha simples. O termo "Referências" deve estar em negrito e não deve ser acompanhado de dois pontos. Entre uma referência e outra deve haver um espaço simples. As palavras com emprego não-convencional devem estar destacadas com aspas simples. Deve-se empregar o uso de itálico para termos estrangeiros, neologismos e títulos de livros e periódicos.

Imagens, quadros ou gráficos Imagens, quadros ou gráficos que acompanham o texto devem: constar dentro do documento no espaço previsto; e ser enviados em arquivos separados, para o caso de problemas na formatação.

A qualidade deve ser a necessária para uma boa reprodução. Identificar as imagens com título ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2, etc.). Em caso de imagens já publicadas, mencionar a fonte. As tabelas conterão título e, no texto, serão denominadas de forma abreviada (Tab.1, Tab.2, etc.). Os anexos serão colocados após as referências, apresentados em algarismos romanos. Se houver necessidade de caracteres especiais, anexar os arquivos com as respectivas fontes.

Normas de submissão para RESENHAS

1) Tratar de livros relevantes para as áreas, publicados até dois anos antes da data de submissão da resenha.
2) Ter a extensão de três a oito páginas.
3) Trazer destacado, antes do título, a referência completa da obra resenhada.
4) De resto, aplicam-se as regras de formatação definidas nas “Diretrizes para autores”.

Artigos

Política padrão de seção

Dossiê Temático: Estéticas Contemporâneas

Artigos e ensaios baseados nas comunicações apresentadas no II Seminário do GECOMLIC, em junho de 2016. Os organizadores do evento foram: Profa. Dra. Mônica Amim (UFRJ), Prof. Dr. Flavio Senra (IFRJ) e Prof. Ms. Rafael Ottati (UFRJ).

Dossiê Temático: Medieval Forever

Seção que reúne textos em formato de artigos ou ensaios baseados nas aulas minstradas pelos autores no Curso de Extensão "Medieval Forever - A Idade Média que Nunca Termina", coordenado pela Profa. Dra. Mônica Amim. O curso ocorreu no segundo semestre de 2016.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.