Número 01 da Revista ComparArte no ar!

2017-07-11

Fundado em 2011, o Grupo de Estudos Comparados de Literatura e Cultura (GECOMLIC) teve sua origem no Centro de Estudos Afrânio Coutinho (CEAC), centro de pesquisa e estudo que congrega a quase totalidade dos pesquisadores deste grupo.

Este centro de estudos abriga um núcleo de pesquisa e desenvolvimento de projetos, alguns iniciados pelo próprio Prof. Afrânio Coutinho e outros atualmente desenvolvidos pelos pesquisadores do centro, como pesquisas temáticas, publicações e a realização de eventos acadêmicos. Nesse sentido, o grupo pretende refletir sobre diferentes aspectos da produção literária, artística e cultural de variados períodos, objetivo claramente expresso em suas quatro linhas de pesquisa: Autores e Obras-perspectivas Críticas e Teóricas; Cultura e Sociedade; Estudos Medievais e Trajetória e Legado de Afrânio Coutinho.
Entendemos que a pesquisa e a produção acadêmicas existem não apenas para deleite e crescimento pessoal do pesquisador, mas principalmente para serem compartilhadas com a comunidade acadêmica a fim de fomentarem a reflexão, o debate e a circulação de ideias.

Nesse sentido, a necessidade da criação de um veículo de divulgação dos trabalhos de nossos pesquisadores se mostrou cada vez maior e mais urgente. Nasce assim a ComparArte, revista eletrônica de estudos comparados de literatura e cultura, que tem como principal objetivo disponibilizar para todos os interessados os resultados das pesquisas que temos desenvolvido ao longo destes anos. Lembrando ainda que também valorizamos o intercâmbio com outros pesquisadores e instituições, o que buscamos explicitar com a diversificação de nosso corpo editorial e a intenção de publicar trabalhos de pesquisadores que não pertença ao grupo.