MÚSICA MEDIEVAL CONTEMPORÂNEA?

Flavio Pereira Senra, Rafael Ottati

Resumo


O presente ensaio tem como objetivo investigar as formas como o universo temático medieval é utilizado em determinados segmentos da música popular contemporânea. No texto, as intencionalidades ideológicas por trás de tal abordagem temática são analisadas, de forma que, através de elementos de um (suposto) passado medieval, seja possível espelhar questões da era hodierna.  Para tal intento, os autores discutem como a criação dessas medievalidades, contrariando a crença popular, não seguem necessariamente critérios de cunho histórico, e sim, parâmetros mais ligados ao que se convencionou a rotular como fantasia medieval. Dessa forma, mais do que uma reapropriação da Idade Média na Contemporaneidade, percebe-se uma (re)criação e/ou invenção da mesma.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BIBLIOGRÁFICAS

DIO, Ronnie James. “Interview with Ronnie James Dio”. Let it Rock. Fev. 2005. Disponível em http://dmme.net/interviews/dio1.html. Acesso em 10 out. 2016.

LE GOFF, Jacques. Para um novo conceito de idade média. Tempo, trabalho e cultura no Ocidente. Lisboa: Editorial Estampa, 1993.

______. O Maravilhoso e o Cotidiano no Ocidente Medieval. Trad. José António Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 1983.

MACEDO, José Rivair. Sobre a Idade Média residual no Brasil. In: MACEDO, José Rivair (Org.). A Idade Média Portuguesa e o Brasil: Reminiscências, Transformações, Ressignificações. Porto Alegre: Vidráguas, 2011. Pp. 09-22.

DISCOGRÁFICAS

DIO. Sacred Heart. EUA: Warner Bros, 1985. Duração de 38:50.

VIDEOGRÁFICAS

DIO. Sacred Heart -- the video. Live at Spectrum, Philadelphia. Produção de DIO, Wendy. Direção por ANGELO, Bob; PARKER, Robert. EUA: Warner Reprise Video, 1986. Duração de 60:00.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ComparArte, Revista do GECOMLIC (CEAC/UFRJ/CNPq). ISSN: 2527-0354.

---------------- 

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.