MÚSICA MEDIEVAL CONTEMPORÂNEA?

Autores

  • Flavio Pereira Senra IFRJ.
  • Rafael Ottati UFRJ.

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo investigar as formas como o universo temático medieval é utilizado em determinados segmentos da música popular contemporânea. No texto, as intencionalidades ideológicas por trás de tal abordagem temática são analisadas, de forma que, através de elementos de um (suposto) passado medieval, seja possível espelhar questões da era hodierna.  Para tal intento, os autores discutem como a criação dessas medievalidades, contrariando a crença popular, não seguem necessariamente critérios de cunho histórico, e sim, parâmetros mais ligados ao que se convencionou a rotular como fantasia medieval. Dessa forma, mais do que uma reapropriação da Idade Média na Contemporaneidade, percebe-se uma (re)criação e/ou invenção da mesma.

 

Biografia do Autor

Flavio Pereira Senra, IFRJ.

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e docente de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/campus Duque de Caxias. Pesquisador do Grupo de Estudos Comparados de Literatura e Cultura (GECOMLIC), afiliado ao Centro de Estudos Afrânio Coutinho (CEAC/UFRJ) E-mail: fpereirasenra@gmail.com / Blog: www.fpereirasenra.com.

Rafael Ottati, UFRJ.

Mestre em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura (UFRJ). Doutorando na mesma instituição e programa de pós-graduação. Bolsista Aluno Nota Dez da FAPERJ. Pesquisador do Grupo de Estudos Comparados de Literatura e Cultura (GECOMLIC), afiliado ao Centro de Estudos Afrânio Coutinho (CEAC/UFRJ). E-mail: rafael.ottati@gmail.com.

Referências

BIBLIOGRÁFICAS

DIO, Ronnie James. “Interview with Ronnie James Dio”. Let it Rock. Fev. 2005. Disponível em http://dmme.net/interviews/dio1.html. Acesso em 10 out. 2016.

LE GOFF, Jacques. Para um novo conceito de idade média. Tempo, trabalho e cultura no Ocidente. Lisboa: Editorial Estampa, 1993.

______. O Maravilhoso e o Cotidiano no Ocidente Medieval. Trad. José António Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 1983.

MACEDO, José Rivair. Sobre a Idade Média residual no Brasil. In: MACEDO, José Rivair (Org.). A Idade Média Portuguesa e o Brasil: Reminiscências, Transformações, Ressignificações. Porto Alegre: Vidráguas, 2011. Pp. 09-22.

DISCOGRÁFICAS

DIO. Sacred Heart. EUA: Warner Bros, 1985. Duração de 38:50.

VIDEOGRÁFICAS

DIO. Sacred Heart -- the video. Live at Spectrum, Philadelphia. Produção de DIO, Wendy. Direção por ANGELO, Bob; PARKER, Robert. EUA: Warner Reprise Video, 1986. Duração de 60:00.

Downloads

Publicado

2017-07-11

Edição

Seção

Dossiê Temático: Medieval Forever