A REPRESENTAÇÃO DO IMAGINÁRIO MEDIEVAL NAS OBRAS DE EPIC FANTASY: O CASO DE AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO

Autores

  • Renan Cardoso Pinho da Silva UFRJ

Resumo

Atualmente temos uma extensa produção literária capaz de nos transportar de nossa realidade, muitas vezes entediante, para mundos de épicas aventuras. O elemento maravilhoso, uma vez absorvido pela literatura medieval e posteriormente presença constante em diversas manifestações culturais, se faz também cada vez mais presente em inúmeras produções contemporâneas. Assim, a produtiva mescla entre arte e fantasia tem, paulatinamente, influenciado a nossa percepção da História, criando um imaginário contemporâneo ocidental sobre a Idade Média, muitas vezes conflitante com os fatos históricos do medievo. Neste trabalho, observamos como o maravilhoso se reflete para nós através de um gênero literário em especial, a epic fantasy, e dessa forma podemos estudar suas similaridades e suas diferenças para com a literatura medieval e os dados históricos, recolhidos de obras de importantes historiadores, a fim de compreendermos como é formado esse imaginário sobre o medievo, hoje largamente difundido. Sendo um trabalho comparativo, a metodologia proposta aqui consiste em partir da reapropriação de elementos medievais na série de romances de George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo, e analisá-la tendo em vista parâmetros literários, estruturais, estéticos e históricos. Com base nas análises feitas, os resultados obtidos estabelecem um forte vínculo do imaginário popular sobre o medievo com o poder criativo das utopias através da literatura.

Biografia do Autor

Renan Cardoso Pinho da Silva, UFRJ

Bacharel em Letras: Português-Literaturas pela UFRJ. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas. Membro pesquisador do Grupo de Estudos Comparados de Literatura e Cultura (GECOMLIC), afiliado ao Centro de Estudos Afrânio Coutinho (CEAC/UFRJ).

Referências

Fontes primárias

MARTIN, George R. R. As Crônicas de Gelo e Fogo Livro 1 A Guerra dos Tronos. Trad: Jorge Candeias. S.P., LeYa, 2010.

MARTIN, George R. R. As Crônicas de Gelo e Fogo Livro 2 A Fúria dos Reis. Trad: Jorge Candeias. S.P., LeYa, 2011.

MARTIN, George R. R. As Crônicas de Gelo e Fogo Livro 3 A Tormenta das Espadas. Trad: Jorge Candeias. S.P., LeYa, 2011.

MARTIN, George R. R. As Crônicas de Gelo e Fogo Livro 4 O Festim dos Corvos. Trad: Jorge Candeias. S.P., LeYa, 2012.

MARTIN, George R. R. As Crônicas de Gelo e Fogo Livro 5 A Dança dos Dragões. Trad: Marcia Blasques. S.P., LeYa, 2012.

Sobre Idade Média

AMIM, Mônica. “A Idade Média: um tempo de fazer cristão.” In: Religião e poder na Busca do Graal: o desvelamento da história no jogo intertextual. Dissertação de Mestrado. UFRJ, Faculdade de Letras, 1993.

DUBY, George. A sociedade cavaleiresca. Trad: Antonio de Pádua Danesi. 1ª ed. S.P., Martins Fontes, 1989. (Col. O Homem e a História nº 6).

DUBY, George. As três ordens ou o imaginário do feudalismo. Trad: Maria Helena Costa Dias. Lisboa, Editorial Estampa, 1982. (Imprensa Universitária nº 22).

DUBY, George. Guerreiros e Camponeses: os primórdios do crescimento europeu sec VII -- XII. 1980. (Imprensa Universitária nº13)

ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Trad: Beatriz Borges. R.J., Nova Fronteira, 1989.

FRANCO Jr., Hilário. As utopias medievais. 1ª ed.. S.P., Brasiliense, 1992.

HEERS, Jacques. História Medieval. Trad: Tereza Aline P. de Queiroz. 5ª ed. R.J., Bertrand Brasil, 1988.

LE GOFF, Jacques. Heróis e maravilhas da Idade Média. RJ, Vozes, 2009. P. 90

LE GOFF, Jacques. O maravilhoso e o quotidiano no ocidente medieval. Trad: Antônio P. Ribeiro. Lisboa, Edições 70, 1985. (Col. Lugar da História nº 24). P. 21.

MACEDO, José Rivair e MONGELLI, Lênia Marcia (org.). A Idade Média no cinema. SP, Ateliê editorial, 2009.

Teoria e Crítica literária

BRUNEL, Pierre (org.). Dicionário de mitos literários. Trad: Carlos Sussekind et al.Prefácio à ed. Brasileira: Nicolau Sevcenko. 2ª ed. R.J., José Olympio, 1998.

MABILLE, Pierre. Le Miroir du merveilleux. Paris, Minuit, 1977.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. Trad: Leyla Perrone-Moisés. S.P., Perspectiva, 1979. (Col. Debates nº 14)

Downloads

Publicado

2017-07-11

Edição

Seção

Dossiê Temático: Medieval Forever