O COMPARATISMO E SEUS DIÁLOGOS NOS TEMPOS DE HOJE

Autores

  • Eduardo de Faria Coutinho UFRJ

Resumo

Como a Literatura Comparada é uma disciplina que já surgira sob o signo da transversalidade,  não somente por transpor as fronteiras das nações e/ou dos idiomas que serviam de base para o estudo das literaturas nacionais ou pertencentes a um mesmo sistema lingüístico, como também pela interdisciplinaridade com relação tanto às demais formas de manifestação artística quanto a outras searas do conhecimento, ela foi marcada na segunda metade do século XX por um acirramento do diálogo entabulado com as demais disciplinas, particularmente no que diz respeito à troca de conceitos e categorias e à interferência de objetivos de uma área na outra. Neste texto, focalizaremos algumas amostras representativas deste diálogo, principalmente no que concerne às relações entre o comparatismo e algumas das correntes mais recentes do pensamento que com ele se têm imbricado, como os Estudos Culturais e Pós-Coloniais, ou a áreas do conhecimento que com ele vêm mantendo hoje um acentuado intercurso, como a própria História e a Geografia.

Biografia do Autor

Eduardo de Faria Coutinho, UFRJ

Eduardo De Faria Coutinho é Professor Titular de Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Diretor do Centro de Estudos Afrânio Coutinho (CEAC).

Referências

ANDERSON, Benedict. Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism. Londres: Verso, 1983.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi. Saõ Paulo: Martins Fontes, 2008.

BRAUDEL, Fernand. Civilisation and Capitalism 15th- 18th Century. The Structures of Everyday Life: the Limits of the Possible. Trad. Sian Reynolds. Londres: Collins, 1981, v. 1.

COUTINHO, Eduardo F. Literatura Comparda na América Latina: ensaios. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2003.

COUTINHO, Eduardo F. & CARVALHAL, Tania Franco, orgs. Literatura Comaparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

GODZICH, Wlad. The Culture of Literacy. Cambridge, Harvard University Press, 1994, p. 274.

MILLER, Hillis. “The Function of Literary Theory at the Present Time”. In: COHEN, Ralph. (org.). The Future of Literary Theory. N. York: Routledge, 1989, p. 102.

PAGEAUX, Daniel-Henri. Musas na encruzilhada. Ensaios de Literatura Comparada. No prelo.

SAID, Edward. Orientalism. N. York: Pantheon, 1978.

Downloads

Publicado

2017-07-11

Edição

Seção

Dossiê Temático: Estéticas Contemporâneas