Mapeamento métrico de De Gestis Mendi de Saa (livro I), de José de Anchieta

Autores

  • Walace Pontes de Mendonça Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fábio Frohwein de Salles Moniz

DOI:

https://doi.org/10.17074/cpc.v1i45.59229

Palavras-chave:

Renascimento, Poesia novilatina portuguesa, José de Anchieta, De gestis Mendi de Saa, Métrica latina

Resumo

A métrica faz parte da identidade da poesia antiga ocidental, sobretudo das obras gregas e latinas. A incipiente coleta de dados exclusivos de cada autor coetâneo serve como base para constituir generalidades e particularidades, tanto métricas quanto prosódicas, de uma determinada época. Manuais e compêndios são elaborados e simplificados a partir da comparação de resultados significativos, de modo que se facilite o estudo da técnica versificatória. Lucio Ceccarelli e George Duckworth trazem contribuições estatísticas essenciais sobre poetas da Antiguidade. A poesia novilatina do séc. XVI, por sua vez, difere dos modelos clássicos em alguns fatores, logo é importante que continuemos a explorar as obras desse período de modo independente, até que haja um corpus satisfatório. Nesse sentido, María Hernáez deu início às investigações da métrica e da prosódia de Anchieta nos livros I e III, da obra De gestis Mendi de Saa. Portanto, nossa proposta dá continuidade aos registros da técnica versificatória dessa mesma obra, e, para isso, mapeamos e registramos outros traços métricos e prosódicos do livro I, a fim de colaborarmos com o desenvolvimento dos estudos renascentistas.

Biografia do Autor

Walace Pontes de Mendonça, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É licenciado em Português-Latim pela UFRJ (2019), mestre em Letras Clássicas (Capes/UFRJ-PPGLC, 2021) e doutorando bolsista em Letras Clássicas (Capes/PPGLC-UFRJ). Não só é membro do grupo Poemata (Faculdade de Letras-UFRJ) e representante discente (suplente) do PPGLC-UFRJ, como também é membro discente da Comissão de Bolsas do PPGLC-UFRJ e parecerista da revista Calíope: Presença Clássica (UFRJ). Desenvolve pesquisa em língua e literatura latinas, através das quais trata de métrica clássica, tradução rítmica e performance da poesia em latim produzida na Antiguidade e no Renascimento.

Fábio Frohwein de Salles Moniz

Doutor em Literatura Brasileira e em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor de Língua e Literatura Latinas do Departamento de Letras Clássicas da Faculdade de Letras da UFRJ. Docente fixo do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ. Coordenador do projeto de extensão Núcleo de Documentação em Línguas Clássicas, realizado em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional. Coordenador no programa de extensão ALAcer: Ações com Livros em Acervos. Coeditor da revista Calíope: Presença Clássica. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Clássicos da Fundação Biblioteca Nacional. Vice-líder do grupo de pesquisa Crítica Textual da Fundação Biblioteca Nacional. Bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP-FBN) em 2020-2021 com a pesquisa O Glossário do Silêncio: palavras, expressões, versos e poemas expurgados na coleção Ad usum Delphini. Principal interesse em doutrinas gramaticais do séc. XV, em fenômenos de transmissão do texto latino clássico e em tradução de obras renascentistas de expressão latina. Publicações mais recentes e relevantes: ?Latin is alive? in the Poet: The Presence of Latinity in Carlos Drummond de Andrade, The Classical Tradition in Portuguese and Brazilian Poetry (Cambridge Scholars Publishing), 2022; O Latim nas Obras Raras: contexto e fundamentos teórico-metodológicos de um curso de latim instrumental para bibliotecários, Anais da Fundação Biblioteca Nacional, 2022; Um manifesto do humanismo renascentista: tradução da epístola introdutória e do proêmio do livro I das Elegantiae Linguae Latinae de Lorenzo Valla, Revista Translatio (2021); Glossário latim-português de impressores de incunábulos (primeira parte), Floração: Revista de Crítica Textual do LABEC UFF (2021); A construção de um glossário de topônimos latinos no Brasil (em coautoria com Lucia Pestana da Siva), Rónai: Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios (2019); O sistema nominal latino nos Rudimenta Grammatices, de Niccolò Perotti (em coautoria com Marcelle Mayne Ribeiro da Silva), Rónai: Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios (2019); O ritual das Lemúrias nos Fastos de Ovídio: tradução performativa (em coautoria com Walace Pontes de Mendonça), Calíope: Presença Clássica (2019).

Referências

ANCHIETA, J. De Gestis Mendi de Saa. Ed. fac-similar da editio princeps, de 1563. Rio de Janeiro: Ed. Biblioteca Nacional, 1997.

__________. J. De Gestis Mendi de Saa. Poema dos feitos de Mem de Sá. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1958.

__________. J. De Gestis Mendi de Saa. São Paulo: Loyola, 1970.

__________. J. De Gestis Mendi de Saa. São Paulo: Loyola, 1986.

__________. J. De Gestis Mendi de Saa. In: Manuscrito de Algorta. Prov. Brasil Centro Oriental. Fotocópias provenientes do Pateo do Collegio, s.d., p. 1-43.

ARRIBAS, Maria Luisa Hernáez. Algunas características del hexámetro dactílico de Anchieta. Actas del Congresso Internacional IV Centenario de Anchieta, La Laguna, En prensa. 1997.

__________. En torno al uso de la prosodia latina en la obra de José de Anchieta. In.: PASTOR, Marcelo Martínez; AGUILAR, Rosa María (eds.). Corolla Complutensis in memoriam Josephi S. Lasso de la Vega. Complutense S A Editorial: Madrid. 1998, p. 665-670.

__________. Espacios interverbales y cesuras en la poesía de José de Anchieta. In.: LUQUE MORENO, Jesús; DÍAZ Y DÍAZ, Pedro Rafael (eds.). Estudios de métrica latina. Granada: Editorial Universidad de Granada, v. 1, p. 69-85, 1999.

BAREA, Joaquín Pascual. Algunas particularidades de prosodia y métrica latinas del Renacimiento. In.: LUQUE MORENO, Jesús; DÍAZ Y DÍAZ, Pedro Rafael (eds.). Estudios de métrica latina. Granada: Editorial Universidad de Granada, v. 2, p. 747-766, 1999.

CARDOSO, Armando. Manuscritos e Edições do Poema. In: ANCHIETA, José de. De Gestis Mendi de Saa – Poema Epicum. São Paulo: Loyola, p. 62-79, 1970.

CECCARELLI, Lucio. Contributi per la storia dell'sametro latino. Herder: Roma, v. 1 e 2, 2008.

DUCKWORTH, George E. Vergil and classical hexameter poetry: A study in Metrical Variety. The University of Michigan Press: Ann Arbor. 1969.

GAFFIOT, F. Dictionnaire illustré latin-français. Paris: Hachette, 2006.

LEWIS, Charlton T.; SHORT, Charles. A Latin Dictionary. Disponível em: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=profundo&fromdoc=Perseus%3Atext%3A1999.04.0059. Acesso em: 08/08/2020.

NOUGARET, Louis. Traité de Métrique Latine Classique. Paris: Klincksieck, 2009.

SARAIVA, F. R. dos Santos. Novíssimo dicionário latino-português. Rio de Janeiro: Garnier, 2006.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Edição

Seção

Artigos