Amazonas no imaginário helênico:
Transformações e representações nos séculos V e IV A.E.C.
DOI:
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i49.66607Resumo
O mito das amazonas permeou o imaginário helênico, especialmente em Atenas, devido à sua quebra do que seria considerado o comportamento normativo. Masculinizadas, segundo o pensamento grego masculino de elite, por realizarem funções que seriam dos homens, numerosas representações textuais e imagéticas as apresentam especialmente em combate com heróis e armadas como hóplitas. Contudo, com o advento das Guerras Greco-Pérsicas, suas representações passaram por mudanças, aproximando-as cada vez mais do Oriente, aumentando os índices de dicotomia, de alteridade e do medo do feminino. Neste artigo, iremos analisar as algumas representações imagéticas e textuais sobre as amazonas nos séculos VI e V A.E.C..
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thiago de Almeida Lourenço Cardoso Pires, Matheus Moraes Maluf

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).