Os dons de Afrodite
apontamentos sobre os domínios de ação da deusa na Ilíada (III, 38-75)
DOI:
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i50.68798Resumo
Os dons de Afrodite (δῶρ’ Ἄφροδίτης), mencionados duas vezes nas críticas de Heitor a Páris e nas respostas deste àquele, são constantemente compreendidos à luz do domínio erótico que é prerrogativa da deusa. O presente trabalho, então, visa ampliar essa compreensão e defende que, para além do erotismo, os dons da deusa inserem sua ação em outros domínios, notavelmente, nos da política, do casamento, da navegação e da guerra. Para tanto, adere-se à microanálise proposta por Marcel Detienne em artigo de 1997, o qual prevê atenção às dinâmicas divinas e aos objetos com que dada divindade interage, aos gestos que opera e aos contextos situacionais em que se insere.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Juarez Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).