Diatribes 4, 16, 19 e 20 de Musônio Rufo
sobre a necessidade de educar filhas e filhos do mesmo modo, sobre o dever de obediência aos pais em todos os casos, sobre a vestimenta e sobre a mobília
DOI:
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i50.69043Resumo
Neste momento, forneço as traduções das diatribes 4, 16, 19 e 20 de Musônio Rufo. Nessas diatribes, Musônio discute questões de ordem prática aliadas à perspectiva filosófica estoica. Na diatribe 4, o filósofo sustenta a paridade educacional entre meninos e meninas. Na diatribe 16, Musônio sobrepõe o jusnaturalismo cosmológico ao juspositivismo, afirmando que não se deve obedecer a ordens injustas de governantes. Nas diatribes 19 e 20, o estoico critica a vida luxuosa, defendendo que as roupas e os móveis devem apenas cumprir suas funções usais, não devendo ser utilizados como adornos para ostentação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Cristovão Frasson

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).