Scientia et Ars em César e Vegécio: um pequeno confronto crítico
DOI:
https://doi.org/10.17074/cpc.v2i28.7233Resumo
O presente artigo apresenta breves reflexões sobre a arte da guerra romana em tempos distintos, comparando as iniciativas de Caius Julius Caesar no cerco à praça-forte de Alésia em setembro de 52 a.C. e os comentários de Publius Flavius Vegetius Renatus (séc. IV) em seu Epitoma rei militaris no tocante às características do legionário e uma de suas armas, valorizando as antigas virtutes romanas em tempos de crise no Baixo Império.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).