Scientia et Ars em César e Vegécio: um pequeno confronto crítico
DOI :
https://doi.org/10.17074/cpc.v2i28.7233Résumé
O presente artigo apresenta breves reflexões sobre a arte da guerra romana em tempos distintos, comparando as iniciativas de Caius Julius Caesar no cerco à praça-forte de Alésia em setembro de 52 a.C. e os comentários de Publius Flavius Vegetius Renatus (séc. IV) em seu Epitoma rei militaris no tocante às características do legionário e uma de suas armas, valorizando as antigas virtutes romanas em tempos de crise no Baixo Império.Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).