O Bárbaro como instrumento de louvor a Atenas em Os Persas de Ésquilo

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DOI:

https://doi.org/10.17074/cpc.v1i37.21709

Abstract

Representada em 472 a. C., a tragédia Os Persas, de Ésquilo é considerada a mais antiga peça de teatro grego completa que chegou aos nossos dias. Uma de suas particularidades é buscar na história e não nas narrações mitológicas o seu mote principal: a batalha de Salamina ocorrida em 480 a. C., além de ter como protagonista um personagem estrangeiro (Xerxes, rei da Pérsia). Isso não acontece por acaso. Ésquilo parece ter uma clara intenção de sobrelevar Atenas ao colocar na boca do estrangeiro a superioridade da cidade (Pe. 231-248). Nesse sentido, este trabalho pretende analisar a construção discursiva de louvor a Atenas através do estrangeiro que se auto intitula bárbaro na peça. Partimos do pressuposto de que isso ocorre não somente devido à euforia da vitória ateniense na batalha de Salamina, mas também para tentar explicar essa inesperada vitória através de um imaginário mítico muito peculiar e presente entre os gregos, no qual os ba/rbaroi – aqueles que não falam a língua grega – são vistos negativamente. Levamos em consideração os conceitos de identidade e alteridade, e noções históricas e políticas importantes para situar o papel ocupado pela cidade de Atenas dentro e fora da peça.

Autor/innen-Biografie

Vanessa Silva Almeida, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2017) com a dissertação intitulada Lamento e Luto na Tradução de Suplicantes de Eurípides. Pesquisa a tragédia grega, seus sentidos, seus valores, bem como sua influência para a formação cultural do Ocidente. Pesquisa também a tradução como atividade cultural e civilizadora para os povos ao longo dos tempos. Graduou-se em Letras Português-Inglês-Literaturas pela UFC em 2013. É professora do Instituto Federal do Ceará - IFCE, Campus de Boa Viagem desde 2016, atuando na Educação Básica, Ensino Superior, Técnico e Tecnológico.

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Veröffentlicht

2019-11-03

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