Pompei in sol bemolle: gli amori di giove e lalage alla prova dell’operetta
DOI:
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i35.22548Abstract
Em julho de 1921, foi apresentada na Itália uma opereta musical, organizada pelos compositores U. Giordano e A. Franchetti e pelos libretistas L. Illica e E. Romagnoli, e intitulada Júpiter em Pompeia, dando vida a um pastiche singular, enriquecido por uma música espumante e alegre (alem da reutilização do gênero cômico d a Atelana). Os autores propunham aos espectadores, em forma paródica, a tragedia humana que atingiu Pompeia, Herculano e Estábia em consequência da erupção do Vesúvio em 79 d.C. Para mediar a detorsio in comicum do acontecimento trágico, serviram a recuperação da tópica clássica ligada aos amores de Júpiter e a estravagante atribuição da ruina de Pompeia à prática de um tráfico desonesto de falsos achados arqueológicos ‘ante litteram’, tráfico no qual estavam envolvidas ate as estátuas dos deuses. Daí, a descida para a terra de um já ‘decadente’ Júpiter, com a intenção de punir os pompeianos, e a consequente ‘descoberta’ do responsável das falsas escavações, dando uma cantada no mais alto deus atraves de um amor com uma camponesa ingênua.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).