O conceito de gnosis nos séc. IX-V a.C.
DOI:
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i27.7040Abstract
O conceito de gnosis não foi apenas um conceito-chave no cristianismo primitivo, mas também, antes disso, no paganismo greco-romano. Desde os primeiros autores cristãos, a gnosis teve um papel muito importante como um conjunto de crenças baseadas sobre e influenciadas pelas religiões pagãs que precederam o período cristão. Entretanto, a despeito disso, há bem poucos artigos que analisam o conceito de gnosis antes da era cristã. Este breve artigo procura examinar o desenvolvimento da noção de gnosis na Grécia arcaica e suas possíveis consequências para o surgimento do cristianismo.Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).