Imagens do estrangeiro no livro III das Geórgicas de Virgílio: um “itinerário guiado” através dos topônimos e adjetivos pátrios
DOI:
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i29.7446Abstract
Nesse artigo, depois de expor alguns dados que comprovam a relevância cultural do contato com o estrangeiro na cultura romana, exemplificamos e explicamos como essa mesma questão é tratada no livro III das Geórgicas de Virgílio. Assim constatamos, nessa parte do poema, que as menções ao estrangeiro, em geral permeadas pelo emprego gramatical de topônimos e adjetivos pátrios (substantivados ou não), ora ocorrem objetivamente, sob a forma de alusões ao mundo geográfico ou etnográfico, ora trazendo à tona a existência de itensmateriais/produtos cuja proveniência é externa à Itália (como o múrice da Fenícia), ora vinculando personagens míticas, sobretudo, a certos ambientes do mundo grego. Além disso, tais referências assumem de forma sobreposta significados muito distintos, que se vinculam, por exemplo, às efetivas conquistas militares de Roma, aos feitos do poeta e até ao reconhecimento de valor no que não é itálico,
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).