Sobre la revista
Foco e Escopo
A revista Calíope - Presença Clássica é um periódico dedicado à publicação de trabalhos inéditos desenvolvidos na área de Estudos Clássicos e tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores da área, além do público interessado na área em geral.
Podem publicar pesquisadores desde que o autor principal do artigo tenha título de doutor e desde que o artigo ou a tradução estejam em relação com um ou mais das seguintes áreas: antiguidade em geral, línguas antigas, grego, latim, literatura grega, literatura latina, História Antiga, Arqueologia, Arte Antiga, Filosofia Antiga, Teologia Antiga, estudos de recepção da antiguidade greco-romana na Época Bizantina, na Idade Média, no Renascimento, na Época Moderna e Contemporânea.
É um periódico semestral online, com avaliação cega de pares, mantido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e vinculado ao PPGLC - Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas da Faculdade de Letras da UFRJ, criado em 1971, tem como objetivo geral formar mestres e doutores em língua e literatura grega e latina como também em estudos interdisciplinares que integram outras áreas de estudos da antiguidade, sobretudo História Antiga e Filosofia Antiga, aptos a atuarem como professores e pesquisadores nos mais variados âmbitos de conhecimento da área de humanas do cenário nacional e internacional. Para isso, o Programa oferece aos seus pós-graduandos um aparato teórico-crítico e metodológico que permite a investigação científica das obras literárias do mundo grego e romano em seus mais variados contextos, ato esse que estabelece relações entre passado e presente, ao dotar os discentes de ferramentas de análise literária atuais para a investigação de um passado essencial para o conhecimento da cultura ocidental. Ao capacitar dessa maneira o discente, o Programa espera a realização de um senso crítico formador de um diálogo teórico entre Antiguidade e presente, cujo resultado seria a afirmação dos estudos clássicos Greco-romanos em solo brasileiro, com a consequente criação de substancial produção intelectual de base acadêmica voltada para a área.
Criada em 1984, a revista Calíope tem como missão oferecer aos interessados amplo mapeamento das pesquisas desenvolvidas na área de Estudos Clássicos, a partir da produção bibliográfica que delas se origina, de modo que os leitores podem acompanhar as pesquisas empreendidas por estudiosos que se dedicam a uma área de conhecimento que prospera largamente no Brasil.
Além da publicação de artigos inéditos, a Calíope também publica traduções de textos clássicos.
Os idiomas aceitos para publicação são: português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão.
Não há cobrança de taxas para submissão, avaliação ou publicação de artigos.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os originais de artigos, traduções e resenhas submetidos à revista são encaminhados aos editores-chefe para uma análise preliminar, que avaliará possíveis problemas de autoria (como plágio, republicação etc.), assim como a sua pertinência à temática da revista.
A revista Calíope adota a política de avaliação cega pelos pares (double blind peer review). Sendo assim, após essa avaliação preliminar, a submissão será enviada incógnita à apreciação de dois pareceristas integrantes do Conselho Editorial ou consultores “ad hoc” de instituições diferentes entre si e em relação à do autor da submissão. Os pareceristas da Codex são todos professores doutores do quadro permanente de instituições de ensino e pesquisa, do Brasil e do exterior, nas áreas relacionadas aos Estudos Clássicos. O nome dos avaliadores não é, em hipótese alguma, divulgado aos autores cujos trabalhos estão sob avaliação.
Caso haja discordância quanto aos pareceres, a submissão será enviada a um terceiro parecerista. Caso haja novo parecer positivo, a submissão será aceita; caso haja um novo parecer negativo, não será aceita.
Os originais poderão ser: - Aceitos na íntegra, sem restrições; - Aceitos na íntegra, com algumas alterações; ou, - Rejeitados. Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, a Equipe Editorial se dá o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela Equipe.
Todo autor de submissão receberá por e-mail os pareceres emitidos pelos avaliadores, seja em caso de aprovação para publicação, seja em caso de não aprovação. O nome dos avaliadores não é, em hipótese alguma, divulgado aos autores cujos trabalhos estão sob avaliação.
Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para a área.
A Calíope - Presença Clássica não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos nela publicados, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
O prazo médio entre a submissão do trabalho e a emissão do parecer é de 7 semanas e o prazo médio entre a submissão do trabalho e sua publicacão é de 5 meses.
Não há cobrança de taxas para submissão, avaliação ou publicação de artigos.
Periodicidade
Publicação semestral:
O primeiro número de cada volume, referente aos meses de janeiro a julho, é publicado até a data limite de 31 de julho.
O segundo número de cada volume, referente aos meses de agosto a dezembro, é publicado até a data limite de 31 de dezembro.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Indexadores
Indexadores e bases de dados
Indexadores de métricas:
Indexadores com metadados:
Registrado em catálogos e sites:
Código de Conduta e Boas Práticas
A Calíope - Presença Clássica segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e as submissões devem atender essas diretrizes: para conhecimento do código consulte o texto original em inglês ou sua tradução para o português.
Detecção de Plágio
A Calíope - Presença Clássica utiliza as seguintes ferramentas para identificação de plágio:
http://www.copiaecola.com.br/copiaecola/
Direitos de autoria (copyright), licenças e gratuidade
Os artigos publicados pela revista Calíope poderão ser lidos, descarregados, copiados, distribuídos, impressos, pesquisados, referenciados ou utilizados para qualquer propósito legal e não comercial. Os autores detêm o controle sobre a integridade do seu trabalho e o direito a ser reconhecidos e citados.
Não há cobrança de taxas para submissão, avaliação ou publicação de artigos. O acesso aos artigos também é gratúito e livre.
Histórico do periódico
A Revista Calíope está indexada nas seguintes plataformas: