A dinâmica do belo corpo através dos tempos: o paradigma e a função mantenedora de in-clusões e ex-clusões desde Homero
DOI:
https://doi.org/10.17074/cpc.v2i32.12341Resumen
O presente trabalho pretende abordar a importância da representação social do corpo e suas implicações ao longo do tempo. Tomamos por base inicial a construção narrativa da imagem do herói grego, na figura do guerreiro homérico, pertencente aos áristoi, isto é, aos melhores e, ao mesmo tempo, apontamos as representações do corpo, perpassando o período arcaico e exemplificando permanências na atualidade. Deste modo, apresentamos uma abordagem comparativa que interrelaciona História e Literatura e, ainda, trazemos a discussão para os dias atuais, para que percebamos a “ditadura” dos modelos de beleza do corpo que atravessam as sociedades e chegam a nós, movimentando a inclusão e a exclusão nos modelos hodiernos.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).