TRÊS VIDAS FELIZES NA CIROPÉDIA, DE XENOFONTE

Autores/as

  • Lucia Sano Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17074/cpc.v1i41.39132

Palabras clave:

Xenofonte, Ciropédia, tradução, eudaimonia, felicidade

Resumen

Apresentamos, precedida de brevíssima discussão introdutória, a tradução de passagens selecionadas da Ciropédia que têm como tema a vida feliz (eudaimonia). São três vidas distintamente afortunadas retratadas por Xenofonte de Atenas na obra: a do rei lídio Creso (VII, 2.9-20), a do persa Feraulas (VIII, 3.35-50) e, finalmente, a de Ciro, o Grande (VIII, 7).

Citas

DANZIG, G. HOBDEN, F., TUPLIN, C (eds.). Xenophon: Ethical Principles and History Enquiry. Leiden/Boston: Brill, 2012.

DORION, L. A. La responsabilité de Cyrus dans le déclin de l'empire Perse selon Platon et Xénophon. Revue Française d Histoire des Idées Politiques, 2002, n. 16, p. 369-386.

GERA, D. L. Xenophon’s Cyropaedia. Style, Genre, and Literary Technique. New York: Oxford University Press, 1993.

GRAY, V. Xenophon's Mirror of Princes: Reading the Reflections. Oxford/New York: Oxford University Press, 2011.

________. Xenophon’s Eudaimonia. In: de LUISE, F.; STAVRU, A. (eds.). Socratica III: Studies on Socrates, the Socratics, and the Ancient Socratic Literature. Sankt Augustin: Academia Verlag, p. 56-67.

HENDERSON, J. Pheraulas Is the Answer, What Was the Question? (You Cannot Be Cyrus). In: HOBDEN, F.; TUPLIN, C (ed.). Xenophon: Ethical Principles and History Enquiry. Leiden/Boston: Brill, 2012, p. 541-562.

IRWIN, E. To whom does Solon speak? Conceptions of happiness and ending life well in the later fifth century (Hdt. 1.29-33). In: GEUS, K.; IRWIN, E.; POISS, T. (ed.). Wege des Erzählens: Logos und Topos bei Herodot. Frankfurt: Peter Lang, 2013, p. 261-321.

________. Debating the happiness of Periclean Athens: from Herodotus' Solon to its legacy in Aristotle. Acta Classica: Proceedings of the Classical Association of South Africa, 2017, vol. 2017, sup. 6, p. 1-41.

LEÃO, D. Sólon e Creso: Fases de Evolução de um Paradigma. Hvmanitas, 2000, vol. LII, p. 27-52.

LEFÈVRE, E. The Question of the Good Life. The Meeting of Cyrus and Croesus in Xenophon. In: GRAY, V. (ed.). Xenophon. Oxford Readings in Classical Studies. New York: Oxford University press, 2010, p. 401-417. (original de 1971).

NADON, C. Xenophon’s Prince. Republic and Empire in the Cyropaedia. Berkeley: University of Califórnia Press, 2001.

SANCISI-WEERDENBURG, H. The Death of Cyrus: Xenophon’s Cyropaedia as a Source for Iranian History. In: GRAY, V. (ed.). Xenophon. Oxford Readings in Classical Studies. New York: Oxford University press, 2010, p. 439-455.

TATUM, J. Xenophon’s Imperial Fiction: On the Education of Cyrus. New Jersey: Princeton, 1989.

XÉNOPHON. Cyropédie – tomes I et II. Texte Établi et traduit par BIZOS, M. Paris: Les Belles Lettres, 2010 (tome I, primeira impressão de 1971) e 2003 (tome II, primeira impressão de 1973).

___________. Cyropédie – tome III. Texte Établi et traduit par DELEBECQUE, E. Paris: Les Belles Lettres, 2003 (primeira impressão de 1978).

Publicado

2021-09-02

Número

Sección

Traduções