Multiplicidade épica num epigrama de Marcial
DOI :
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i33.12204Résumé
Em um de seus dísticos, o número CLXXXIV do Livro XIV, Marcial, dialogando com a épica homérica, é capaz de, com enorme poder de síntese, sobrepor múltiplas camadas de significação por meio de uma escolha vocabular precisa e significativa. Buscamos a análise desse breve epigrama, evidenciando essas múltiplas camadas e os sentidos passíveis de serem evocados em tão poucas palavras, que sobrepõem aspectos materiais do livro e aspectos metapoéticos, especialmente os que decorrem do termo multiplex, decalque do epíteto polútropos de Ulisses.
Références
APOPHORETA. In: L'Enciclopedia Italiana. Disponível em: <http://www.treccani.it/enciclopedia/apophoreta_(Enciclopedia_Italiana)/ >.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Souza. Porto Alegre: Globo, 1966.
BAILLY, A. Abrégé du dictionnaire Grec-Français. Paris: Hachette, 1990.
CESILA, R. T. Metapoesia nos epigramas de Marcial: tradução e análise. 2004. Dissertação (Mestrado em Linguística, área de Letras Clássicas) -- Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 2004. [Disponível online no Sistema de Bibliotecas da Unicamp].
CHANTRAINE, P. Dictionnaire Étymologique de la Langue Grecque. Paris: Klincksieck, 1977.
HOMERO. Ilíada. Tradução e prefácio de Frederico Lourenço. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.
_____. Odisseia. Tradução de Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Hedra, 2011.
_____. Odisseia. Tradução, posfácil e notar de Trajano Vieira. São Paulo: Editora 34, 2011b.
LEITE, L. R. Marcial e o Livro. Vitória: EDUFES, 2011.
MALTA, A. “Multiplicidade no proêmio da Odisseia”. In: _____. Homero múltiplo: ensaios sobre a épica grega. São Paulo: EDUSP, 2012.
MARTIAL. Epigrams. With an English translation by Walter C. A. Ker. Cambridge, Mass.: Harvard University Press; London: W. Heinemann, 1978-1979.
OLIVA NETO, J. A. Falo no Jardim: Priapéia Grega, Priapéia Latina. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2006.
PUCCI, P. Odysseus Polutropos. Intertextual readings in the Odyssey and the Iliad. Ithaca/London: Cornell University Press, 1987.
SARAIVA, F. R. dos S. Novíssimo dicionário latino-português. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 2006.
SATURNÁLIA. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Saturnália >.
TORRANO, Jaa. Homero, Odisséia, I. LETRAS CLÁSSICAS (USP), São Paulo, n.5, p. 277-291, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).