A INFLUÊNCIA DO GREGO NO COPTA: ANÁLISE INVESTIGATIVA DO HELENISMO PRESENTE EM TEXTOS JURÍDICOS DE TEBAS, NO EGITO, DOS SÉCULOS IV A VIII D.C.
DOI :
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i44.53400Mots-clés :
Copta, Língua Egípcia, Egito, Grego.Résumé
Se tomarmos a imensidão do Rio Nilo como comparativo, a língua egípcia deixou-nos uma extensa influência de grandeza imensurável. Um de seus afluentes, também sua última fase linguística, é o copta. O presente artigo tem por objetivo fornecer uma amostra de natureza introdutiva e informativa acerca da língua copta, que teve seu afloramento por volta do séc. III d.C. O copta, decorrente da influência helênica, traço inerente ao Reino Ptolomaico, e seu estudo mostram como se deu a assimilação do alfabeto grego e a introdução do vocabulário helênico no Egito.
Références
BOURDIEU, P. La Distinction. Critique sociale du jugement de Pierre Bourdieu: Les Fiches de lecture d'Universalis. Paris: Encyclopaedia Universalis, 2015.
GEE, John. An Overview of Coptic Literature (A Draft: 15th April 2002). Disponível em <http://www.coptic.org/language/overview.pdf>. Acesso em 26 de Janeiro de 2020.
KAMMERZELL, F. 2000. Egyptian Possessive Constructions: A Diachronic Typological Perspective. In: Sprachtypologie und Universalienforschung. V. 53. Berlim: De Gruyter, p. 97-108.
LOPRIENO, A. Ancient Egyptian: A Linguistic Introduction. Londres: Cambridge University Press, 1995.
LOPRIENO, A. Egyptian and Coptic Phonology, Phonologies of Asia and Africa (Including the Caucasus). Winona Lake: Eisenbrauns, 1997.
MAKAR, K. The Coptic Language: Introduction. Clearwater: St. Mary & St. Mina Coptic Orthodox Church, 2015.
MITTEIS, L. Bestätigung über Rückempfang. In: P.Lips. 1, v. 59. Universidade de Leipzig, 1906.
REMLER, P. Egyptian Mythology A to Z. Londres: Chelsea House Publishers, 2010.
SCHILLER, A. Ten Coptic Legal Texts. Nova York: Columbia University, 1932.
TILL, Walter C. Coptic and Its Value. Manchester: John Rylands Library, 1960.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).