De cultu hortorum de Lúcio Moderato Columela
DOI :
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i31.7658Résumé
O livro X (De cultu hortorum), do De re rustica de Lúcio Moderato Columela (I d.C.), é um poema didático sobre a cultura do horto, idealizado como uma espécie de complemento às Geórgicas de Virgílio. Esse livro, por ser o único no conjunto do De re rustica a ter sido escrito em versos, ocupa lugar especial na obra. Columela deixa, aqui, a grande propriedade rural para descrever um pequeno horto cultivadopor um único homem: essa mudança de perspectiva vinha imposta pelo tom e espírito do livro, evocadores do pequeno horto do velho de Tarento (G. IV 125-146). Neste artigo, estudamos o poema do ponto de vista da construção do texto, dos significados particulares do caráter de ensinamento e da abordagem de temas vários vinculados à organização do conteúdo instrucional.
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).